De acordo com um estudo publicado on‑line em 5 de setembro no periódico BMJ Mental Health, o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um fator de risco independente para certos transtornos psiquiátricos, incluindo anorexia nervosa e transtorno depressivo maior.
Dra. Christa Meisinger, M.P.H., e Dennis Freuer, da Universidade de Augsburg, na Alemanha, examinaram as ligações causais diretas e indiretas entre o TDAH e sete transtornos mentais comuns.
Para identificar distúrbios psiquiátricos causalmente relacionados ao TDAH, foi realizada uma análise de randomização mendeliana em rede de duas amostras.
Os efeitos totais e diretos foram estimados e a robustez dos resultados foi garantida com uma variedade de métodos robustos de pleiotropia, uma abordagem iterativa identificando e excluindo valores atípicos e o uso de até dois estudos de associação genômica ampla por resultado para replicar os resultados e calcular as estimativas agrupadas.
Uma variedade de conjuntos de dados foi utilizada para obter a melhor evidência possível.
Os pesquisadores encontraram uma associação independente de responsabilidade genética para o TDAH com o risco de anorexia nervosa (razão de chances: 1,28).
Foi identificada uma associação bidirecional com o transtorno depressivo maior, com razões de chances de 1,09 e 1,76 nas direções para frente e para trás, respectivamente.
Foi observada uma associação direta com a tentativa de suicídio e o transtorno de estresse pós-traumático, após ajuste para transtorno depressivo maior (razão de chances: 1,30 e 1,18, respectivamente).
Não foram observadas evidências de relação com ansiedade, transtorno bipolar ou esquizofrenia.
“Os presentes achados são importantes para os médicos que tratam pacientes com TDAH porque fornecem um guia sobre as comorbidades mentais nas quais se concentrar de forma preventiva e terapêutica, durante o curso da doença”, escreveram os autores.
Texto publicado originalmente em MANUAL NSD