No Detetives da SAÚDE, você verá que maneirar na carne vermelha faz bem para a saúde e o meio ambiente. Mas não precisa ser vegetariano para se beneficiar
Não, não pretendemos proibir o consumo de carne vermelha. Mas o fato é que restringir o espaço desse alimento no prato beneficia a saúde, segundo os estudos mais recentes. Além disso, essa atitude preserva o meio ambiente (mais até do que controlar a ingestão de outras fontes de proteína animal). E é esse assunto controverso que abordaremos no podcast Detetives da SAÚDE.
Diretamente dos estúdios da Editora Abril, a nutricionista Lara Natacci, que tem mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo, abordou as vantagens e os desafios de ingerir menos carne. Ela lembra que, em média, o brasileiro extrapola os limites recomendados. Mas reitera que não dá para trocar o bife por qualquer coisa, sob o risco de sofrer com déficit de nutrientes.
Já o engenheiro agrônomo Luís Fernando Pinto retrata o impacto da pecuária no meio ambiente e como um menor consumo por parte da população repercutiria aí. Gerente de políticas públicas do Imaflora, uma associação sem fins lucrativos que defende o uso sustentável dos recursos naturais, ele pondera que o modo dominante de criação de gado no Brasil é especialmente prejudicial para o ecossistema.
FONTE: https://saude.abril.com.br/podcast