O cálculo do período fértil é utilizado para evitar ou planejar uma gravidez, por isso é um tema importante para muitas mulheres
É muito importante que a mulher conheça seu corpo e como funciona seu ciclo menstrual. Saber quando é o período fértil, por exemplo, possibilita planejar uma gravidez ou até se prevenir de uma. Além disso, conhecer o próprio ciclo menstrual permite não ser pega de surpresa quando a menstruação chega e ajuda a identificar cada mudança do ciclo ao observar os sinais no próprio corpo.
Cada mulher é única. Sendo assim, o ciclo menstrual é diferente para cada pessoa. É por isso que as mulheres precisam conhecer como funciona o próprio ciclo menstrual para descobrir o período fértil.
Para auxiliar nessa descoberta, trouxemos algumas dicas de como calcular o período fértil e como identificar os sinais em seu corpo. Acompanhe!
O que é o período fértil?
O período fértil é um espaço de tempo dentro do ciclo menstrual onde a mulher possui mais chances de engravidar. Neste período, o corpo da mulher se prepara para a fecundação, que é o momento em que o espermatozoide encontra o óvulo e dá início à gravidez.
Há diversas mudanças que ocorrem nesse período, como os hormônios que ficam à flor da pele, aumento da libido, liberação do óvulo, alterações no útero e aumento da lubrificação íntima.
Embora a duração do período fértil seja diferente para cada mulher, há uma estimativa de que ele dure aproximadamente 7 dias. Isso ocorre porque a ovulação em si tem duração de apenas 24 horas, explica o médico Drauzio Varella. Contudo, conta-se mais dois ou três dias antes e após a data prevista para a ovulação como período fértil, já que o espermatozoide pode sobreviver por dias no trato genital. Dentro desse período há uma maior chance de concepção.
Quais os sinais do período fértil?
A mulher pode identificar o período fértil a partir dos sinais que o corpo revela. Esses sinais ocorrem devido à variação da quantidade de hormônios ao longo de cada fase do ciclo menstrual.
Veja a seguir quais são os principais sinais que surgem durante o período fértil.
Dor de cabeça
Um dos sinais que surgem ao longo do período fértil é a cefaléia, mais conhecida como dor de cabeça. Embora seja difícil identificar a janela fértil quando se tem apenas a dor de cabeça, é possível associar esse sinal a outros que você verá a seguir.
Dor nas pernas
Outro sintoma que pode surgir durante o período em que a mulher tem mais chances de engravidar é a dor nas pernas. Essa dor pode ir de um leve desconforto até um cansaço intenso, sendo mais comum em mulheres que possuem problemas vasculares.
Dor no baixo ventre
A dor no baixo ventre que muitas mulheres relatam como dor na região pélvica, na parte debaixo da barriga ou em um dos ovários, é um dos sinais mais comuns do período fértil. Esse sinal indica que os órgãos reprodutores femininos estão se preparando para a fecundação.
Aumento de apetite
Outro sinal que a mulher pode perceber durante o período fértil é o aumento de apetite. Esse aumento ocorre devido à mudanças hormonais ao longo do período. Após a ovulação, o apetite aumenta ainda mais, sendo que os alimentos mais desejados são os gordurosos e doces. Por isso, é fundamental ter cuidado para não descuidar da alimentação nessa fase.
Quando o período fértil ocorre?
Há diferenças nos dias e duração do período fértil para cada mulher, pois tudo depende de como é o ciclo menstrual de cada uma.
Antes de indicarmos quando o período fértil pode ocorrer, é importante definir que existem ciclos regulares e ciclos irregulares. Além disso, mulheres que utilizam pílulas anticoncepcionais também têm alterações no ciclo menstrual.
Agora vamos aos detalhes de quando o período fértil ocorre em cada um dos casos mencionados!
Mulheres com o ciclo regular
Um ciclo menstrual regular tem duração de 20 a 36 dias, sendo que o mais comum é a duração de 28 dias. É considerado um ciclo regular aquele que ocorre com frequência no mesmo intervalo de tempo e possui duração aproximada. Outra característica de um ciclo regular é que a menstruação costuma ter duração de três a oito dias.
A ovulação em um ciclo menstrual regular costuma ocorrer no 14º dia após o início da menstruação. Já o período fértil, que é uma janela um pouco maior, se estende por três dias antes e três dias depois da data prevista para a ovulação.
Por exemplo, se a menstruação começou no dia 1º de janeiro, é no dia 14 que a ovulação poderá ocorrer. Nesse caso, o período fértil vai do dia 11 ao dia 17 de janeiro.
Mulheres com o ciclo irregular
Mulheres com ciclo menstrual irregular têm mais dificuldade em acertar o período fértil. É considerado um ciclo menstrual irregular quando a menstruação ocorre em intervalos de tempo variados entre um mês e outro. Além disso, a duração média da menstruação também costuma variar de um ciclo para o outro.
Em caso de ciclos irregulares, é comum que alguma doença esteja associada a essa disfunção como a síndrome dos ovários policísticos, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, obesidade, distúrbios alimentares, entre outros.
Determinar o período fertil em ciclos irregulares é mais difícil. Para identificá-lo é importante ficar atento aos sinais do corpo como intensificação da libido, secreção vaginal semelhante a clara de ovo e dores na região pélvica.
Entretanto, o mais recomendado é que as mulheres com ciclos irregulares façam testes de ovulação, utilizando saliva ou urina, seguindo as instruções de cada teste.
É importante lembrar que a mulher com ciclo irregular precisa de acompanhamento ginecológico para entender como seu ciclo funciona e se há patologias associadas.
Mulheres que fazem uso do anticoncepcional
O anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais utilizados. Ele é composto por substâncias químicas parecidas com os hormônios femininos. Para evitar a gravidez, a mulher deve tomar um comprimido por dia durante 21 dias. Após esse período deve-se fazer uma pausa de sete dias, que é o período em que ocorre a menstruação.
Nesse caso, é importante compreender que a menstruação ocorre por causa da ausência repentina dos hormônios sintéticos. Sendo assim, esse não é um ciclo comum, onde há a liberação do óvulo e o mesmo fica aguardando pela fecundação dentro do período fértil.
Portanto, mulheres que utilizam anticoncepcional não possuem período fértil, já que não há a liberação do óvulo maduro para a fecundação ao longo do ciclo.
Como calcular o próximo período fértil?
Além do cálculo que já ensinamos a fazer para descobrir o seu período fértil, há alguns métodos que podem auxiliar na identificação da janela fértil. Veja quais são eles!
Calendário (tabelinha)
O método de calendário, popularmente conhecido como tabelinha, é um dos mais simples e visa identificar o período fértil com base no cálculo que já ensinamos. A diferença nesse caso é que você pode utilizar um calendário de papel para anotar seu ciclo menstrual ou utilizar a tecnologia a seu favor, como sites e aplicativos que auxiliam nesse cálculo.
Teste de ovulação
Para as mulheres que desejam descobrir o período fértil com exatidão é possível utilizar um teste de ovulação. Semelhante a um teste de gravidez, ele identifica a presença do hormônio LH na urina, que aumenta gradualmente até o momento da ovulação, onde ocorre o pico desse hormônio. Nesse caso, a mulher precisa realizar o teste ao longo de vários dias para acompanhar a evolução da quantidade de hormônio.
Ultrassonografia
O método de ultrassonografia possibilita ver as diferentes fases do ciclo menstrual, inclusive o período fértil. Por um exame de ultrassom você pode descobrir se está perto de ovular, por exemplo. Esse método é mais utilizado quando há a intenção de engravidar e o casal precisa de uma reprodução assistida.
Teste do aumento do hormônio luteinizante – LH
Esse teste é bem parecido com o teste de ovulação, sendo que a diferença é que ele é realizado em laboratório. O teste do aumento do hormônio luteinizante possibilita identificar o pico deste hormônio com maior exatidão. Assim é possível descobrir o dia exato da ovulação.
Motivos que podem afetar o período fértil
Por fim, é importante lembrar que há alguns fatores que podem afetar o período fértil. Veja a seguir algumas causas do desequilíbrio nesse momento do ciclo.
Consumo de álcool e cigarro
O consumo de álcool e cigarro podem afetar diferentes momentos do ciclo menstrual, inclusive do período fértil. Há diversos estudos que relacionam o consumo de álcool com o aumento da dificuldade de engravidar, alerta a Associação Brasileira de Reprodução Assistida. O mesmo ocorre em relação ao tabagismo, que é prejudicial em diversas circunstâncias e causa desequilíbrio no ciclo menstrual.
Idade avançada
As mulheres possuem um reservatório de óvulos que é limitado. A cada ovulação, há a liberação de óvulos e a reserva ovariana é reduzida. Conforme a idade avança, o ciclo menstrual vai se modificando até sumir completamente, dando início à menopausa. Portanto, outro motivo para alterações no período fértil é a idade avançada, já que a quantidade de óvulos vai reduzindo com o passar dos anos.
Endometriose
A endometriose é uma doença que acomete o endométrio, uma mucosa que reveste toda a parede interna do útero, explica Drauzio Varella. Essa afecção inflamatória gera diversos problemas para a mulher, como dor e o desequilíbrio do período fértil.
Obesidade
Outra causa para o desequilíbrio do ciclo menstrual que leva a dificuldade em identificar o período fértil é a obesidade. Essa doença, que é cada vez mais comum na sociedade, causa diversas alterações metabólicas que podem dificultar a liberação hormonal e o funcionamento adequado dos órgãos reprodutores femininos.
Fonte: Minha Saúde