A erva-cidreira, de nome científico Melissa officinalis. Conhecida, também popularmente como, Cidreira, Capim-cidreira, Citronete e Melissa, muito utilizada no tratamento de problemas digestivos, e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e algumas feiras livres. Também pode ser cultiva em casa porque é fácil de plantar e de manter. Essa erva além de poder ser utilizada para tratar problemas digestivos, também pode atuar no controle dos sintomas da ansiedade, pois possui propriedades calmantes, garantindo a sensação de tranquilidade e bem-estar.
A erva cidreira é da família da hortelã mas as suas folhas são maiores. Possui propriedades analgésica, antialérgica, antiespasmódica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antinevrálgica, antisséptica, cicatrizante e aromática. Atua como calmante e sedativo, tônico, relaxante e adstringente. É indicada em casos de problemas gástricos, de circulação, cólicas menstruais, flatulência, tosse com catarro, dores de cabeça, depressão, crise nervosa, dores nos olhos, enxaquecas, fadiga, melancolia, insônia, ansiedade e celulite.
Em bochechos, o chá ajuda a aliviar a inflamação nos dentes; e, em cataplasma com as folhas, ajuda a aliviar as dores no ventre e no estômago. Como cosmético, é usado no tratamento da pele; tônico natural. Ajuda,também, a renovar a pele cansada, atua como adstringente na pele e cicatrizante no tratamento de acne, revigorando a oleosidade natural da pele e combatendo a celulite. A infusão é perfeita para um banho relaxante.
7 BENEFÍCIOS DO CHÁ DE ERVA-CIDREIRA
Além do chá, a erva cidreira é muito utilizada em óleos essenciais ou adicionada em saladas pelas suas propriedades medicinais. Em todas as suas utilizações é conferido efeito calmante. Veja abaixo a descrição de alguns dos principais benefícios desta planta:
1 – TEM EFEITO CALMANTE E RELAXANTE
A erva-cidreira pode garantir uma boa noite de sono, funcionando como um calmante sedativo e relaxante. Suas folhas possuem propriedades tranquilizantes que ajudam a diminuir a taquicardia e até alguns sintomas depressivos. Para que o efeito de sono seja realmente eficaz não adicione açúcar nem adoçante ao tomar.
O uso deste chá de capim cidreira é uma excelente escolha para os bebês que estão com problemas de sono ou não conseguem dormir devido a cólica. Recomenda-se que o chá deve ser servido morno.
2 – ANTIOXIDANTE NATURAL
Todas as espécies de erva-cidreira possuem uma quantidade considerável de fitoquímicos (polifenóis, terpenos, taninos e flavonoides) que possuem atividade antioxidante de forma que previne o envelhecimento, conserve a beleza da pele, cabelos e unhas. Acredita-se que os poderes antioxidantes das substâncias presentes em sua fórmula sejam ainda maiores do que os desempenhados pela
vitamina E.
3 – ALIVIA DOR DE ESTÔMAGO E REGULA O INTESTINO
A erva cidreira ajuda a combater problemas no sistema digestivo, além de
proteger o fígado , ajudar no tratamento dos sintomas de refluxo e aliviar as cólicas intestinais. Quem possui problemas constantes de indigestão pode usar do chá como um aliado para prevenir os sintomas.
Essa é uma boa opção para as mães que estão nas primeiras semanas de gestação. Isso certamente aliviará a tensão e fará com que a sensação de enjoo seja aliviada, prefira a bebida gelada ao dia, nesta situação.
4 – DIMINUI OS GASES INTESTINAIS
Por melhorar os problemas digestivos, o chá de erva-cidreira também combate as flatulências excessivas. Ele ajuda a regular o seu sistema e dar fim ao desconforto que te deixa inseguro nas horas mais importantes do seu dia.
5 – ALIVIA CÓLICAS MENSTRUAIS
Mensalmente todas as mulheres sofrem com cólicas menstruais: umas com muito mais intensidades que outras. Uma xícara do chá de erva-cidreira, é um ótimo remédio natural para combater o problema.
Estas técnicas feitas à base de plantas medicinais ajudam a resolver o problema e deixam as mulheres livres do efeito colateral prejudicial dos remédios tradicionais das farmácias.
6 – DIMINUI A PRESSÃO ARTERIAL
Algumas pesquisas revelam que por conta das propriedades relaxantes do chá de capim cidreira seja possível com a infusão obter controle da pressão arterial. O líquido não inibe a necessidade de hipertensos em tomar os remédios controlados, mas pode ser uma boa opção para casos de picos de
pressão arterial isolados.
Este efeito é ocasionado pela vasodilatação proporcionada pelo chá, o que ajudaria a arrefecer a pressão arterial. Para os interessados no assunto confira outros alimentos que ajudam no controle da hipertensão no conteúdo sobre
dieta para hipertensão.
7 – CONTROLA O COLESTEROL
Há algumas pesquisa que mostram que o uso do chá de capim cidreira é útil para controlar os níveis de
colesterol de baixa densidade. O efeito está relacionado com o potencial antioxidante e vasodilatador da planta, a qual facilitaria a circulação destas gorduras presentes na corrente sanguínea.
Dessa forma, o uso do chá associado a uma alimentação equilibrada pode ajudar na prevenção e controle de doenças cardiovasculares.
ERVA CIDREIRA NA GRAVIDEZ
O uso do chá de capim cidreira é muito comum por gestantes. Isso se dá por conta de seu efeito calmante e também por conta da redução do desconforto intestinal. No entanto, vale lembrar que os resultados são melhores quando usa-se as folhas in natura e por meio da infusão – a qual mantém as propriedades originais da planta.
A erva também é útil após a gestação, para curar cólicas do bebê e ajudá-lo a dormir nas noites de insônia. Recomenda-se que tanto para a mãe quanto para o bebê o chá não seja adoçado.
ERVA CIDREIRA EMAGRECE?
A erva cidreira não emagrece diretamente. No entanto, ela pode contribuir para quem está fazendo dietas ou procurando tratar a compulsão alimentar. Acontece que seu efeito calmante pode ajudar aqueles que tem dificuldades em seguir regimes alimentares.
Dessa forma, seu efeito de perda de peso acontece de forma indireta, como acontece com os famosos redutores de apetite. Outros chás também são conhecidos pelo potencial emagrecedor, como o
chá de gengibre e o
chá de limão – estes, por sua vez, possuem propriedades termogênicas.
CONTRAINDICAÇÕES DO CHÁ
O chá de erva-cidreira é um ótimo calmante e pode combater vários problemas de saúde, sendo indicado para quase todas as pessoas. Algumas pessoas devem evitar o consumo do chá, sendo elas:
- Pacientes com hipotensão;
- Pacientes com hipotireoidismo;
- Quem faz uso recorrente de antidepressivo;
- Pessoas que tomem medicamentos sedativos (calmantes).
Se você se encaixa em algum desses tópicos, deve evitar tomar o chá. Porém, caso contrário, pode consumi-lo tranquilamente.
Fontes: