O Dia do Médico é celebrado em 18 de outubro em homenagem à São Lucas, que foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica. Lucas era médico, razão pela qual se decidiu homenagear os profissionais com o mesmo dia da festa deste santo.
O Brasil é um dos maiores países cristãos e, como não poderia ser diferente, herdou muito de suas tradições da religião.
Há outros países adotam dias diferentes para a comemoração do Dia do Médico. Nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração acontece em 30 de março, data na qual a anestesia foi utilizada pela primeira vez no país e oficializada por George W. Bush, então presidente norte-americano, em 1990.
No Canadá, desde 2011, o Dia do Médico é oficialmente comemorado em 1º de maio, em homenagem ao dia do nascimento da primeira mulher médica do país, a doutora Emily Stowe.
Por fim, a Índia celebra a profissão em 1º de julho, homenageando as coincidentes datas de nascimento e morte de um dos médicos mais respeitados do país, o doutor Bidhan Chandra Roy.
“Curar quando possível; Aliviar quando necessário; Consolar sempre.” (Hipócrates)