Microrganismo “propagado” propositalmente por cientistas impede que o mosquito Aedes aegypti transmita a dengue para humanos
Pesquisadores, incluindo brasileiros, revelaram uma nova forma de combate à dengue: quando os mosquitos Aedes aegypti são infectados com a bactéria Wolbachia, eles não conseguem transmitir a doença aos humanos.
Estudada desde 2012, a descoberta pode revolucionar a ciência, visto que a dengue é uma doença altamente letal no Brasil. Até outubro de 2019, cerca de 700 mortes por dengue foram registradas no país, de acordo com o Ministério da Saúde. O número é cinco vezes maior em relação às incidências do mesmo período do ano anterior.
Redução da dengue
A Wolbachia não está presente no organismo do Aedes aegypti, apesar de ser bastante comum em insetos. Assim, cientistas “infectaram” propositalmente os ovos dos mosquitos com a bactéria.
A partir disso, os novos mosquitos modificados foram soltos em locais considerados de alto índice da doença, como as cidades Niterói e Rio de Janeiro. Ao longo de sete anos, análises foram desenvolvidas e, como resultado, notou-se uma diminuição de até 96% dos casos de dengue nas regiões com mosquitos infectados pela bactéria.
Para o primeiro semestre de 2020, a expectativa é que novos testes sejam ampliados e realizados em municípios de Campo Grande (MS), Petrolina (PE) e Belo Horizonte (MG).
Os resultados definitivos sobre a eficácia do método, no entanto, só deverão estar prontos em 2022. Cientistas acreditam que este tempo será suficiente para acompanhamento dos níveis de dengue a partir da inserção da bactéria Wolbachia.
Doenças transmitidas por Aedes aegypti
Além da dengue, os pesquisadores notaram ainda uma queda no índice de ocorrência de chikungunya nas regiões analisadas. A doença também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Em Niterói, onde os mosquitos infectados foram soltos, houve uma redução de 75% nas incidências de chikungunya durante o estudo. Desta forma, o novo método com o uso de bactérias pode proteger duplamente a população.
Como se prevenir da dengue
A novidade é bastante animadora, visto que o combate à dengue é normalmente feito através do controle de criadouros do mosquito. Portanto, medidas de precaução contra a doença devem continuar sendo realizadas pela população, como:
- Evitar o acúmulo de água em poças, pneus, garrafas
- Colocar tela mosquiteira nas janelas
- Colocar areia nos vasos de plantas
- Descartar o lixo corretamente
- Manter caixas d?água e piscina tampadas
- Colocar desinfetante nos ralos
- Limpar calhas
Como identificar se você está com dengue
Conheça os principais sintomas da dengue
Reconheça as diferenças entre gripe e dengue
Veja o exame que detecta a dengue em estágio inicial