Prática pode ser feita em qualquer lugar e alivia dores, estresse e ainda tonifica os músculos
O que é
O Lian Gong é uma prática chinesa composta por exercícios que podem ser praticados em qualquer lugar, inclusive em casa, e que ajudam a aliviar dores, estresse, melhorar o humor e a disposição, dentre outros benefícios.
De acordo com o professor Sensei Nelson Iba, pode ser utilizada em complemento a outras modalidades esportivas que exijam força, velocidade e impacto, ou também outras mais simples como a caminhada.
Elaborado na década de 70 pelo ortopedista da Medicina Tradicional Chinesa, Dr. Zhuang Yuan Ming, o Lian Gong foi estruturado para atender as necessidades da época de prevenir e tratar as doenças da “vida moderna” que acometiam os trabalhadores das indústrias de Shangai que antes trabalhavam no campo.
Possui 3 séries de 18 terapias (exercícios), com um sistema completo de alongamento, que trabalha músculos superficiais e profundos. “A prática ajuda a reduzir o estresse e dores no corpo e o mais importante é praticá-la diariamente”, explica o terapeuta Ricardo Amarante, também idealizador da consultoria Ramarante.
Benefícios do Lian Gong
- Tratar e prevenir as dores no corpo
- Evitar problemas osteomusculares e articulares
- Prevenir disfunções dos órgãos internos
- Tratar problemas respiratórios
- Melhorar a circulação do sangue
- Dissolver aderências e inflamações dos tendões
- Melhorar a resistência e a vitalidade do organismo
- Combater ansiedade e estresse
Exercícios do Lian Gong
Os exercícios são chamados de preventivos e curativos. Isso porque as práticas colocam em movimento o “Chi”, que é a energia vital de cada pessoa. Este termo é muito estudado nos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa.
Eles podem ser praticados todos os dias, por volta de 12 a 15 minutos diários. São feitos de pé, com respiração natural e músicas específicas com instrumentos tradicionais chineses, mas sem a necessidade de roupas especiais.
A característica básica dos exercícios do Lian Gong é a fusão de movimentos de alongamento com tração, que é controlado pelo praticante, dentro de seus próprios limites. Dessa forma, age de forma suave sobre os sistemas circulatório e articular, mobiliza o tônus muscular, suaviza os enrijecimentos e estimula a “lubrificação” das articulações.
Para para prevenir e tratar de dores no corpo, os exercícios são divididos para pescoço e ombros, costas e região lombar, glúteos e pernas. Para dor nas articulações, tenossinovites e disfunções dos órgãos internos, são exercícios para articulações, tendões e para órgãos internos.
Além disso, existe o “I Qi Gong”, que serve para prevenção e tratamento da bronquite crônica e da debilidade funcional do coração e dos pulmões, bem como outras doenças crônicas das vias respiratórias.
Quem pode praticar?
O Lian Gong pode ser praticado por qualquer pessoa, desde a infância, de forma preventiva ajudando o corpo a fluir de forma natural, evitando enrijecimentos dos músculos, articulações e tendões.
Não há riscos envolvidos na sua prática, mas é sempre importante ter um profissional para acompanhar e respeitar os limites do próprio corpo. Em caso de dúvidas ou dores, consulte seu médico ou fisioterapia.
Referências
Ricardo Amarante, terapeuta e idealizador da consultoria Ramarante
Nelson Iba, sensei e professor, responsável pela implantação da técnica em Campinas, SP