Os hormônios da fome no corpo são chamados de leptina e grelina. Ambos desempenham um papel no peso corporal. A leptina é responsável por diminuir o apetite, enquanto a grelina aumenta o apetite. A leptina é produzida pelas nossas células adiposas.
É o supressor de apetite dominante. Os níveis de leptina são mais baixos em pessoas que são magras e são mais altas em pessoas com excesso de peso.
A leptina se comunica com o cérebro que o corpo tem energia suficiente (gordura corporal) e não precisa de mais combustível. As pessoas obesas têm níveis de leptina, mas o corpo parece erroneamente se comunicar e interpretar erroneamente esses sinais de fome. Quanto mais gordura no corpo, mais leptina no sangue. Para pessoas com excesso de peso, o corpo parece ser resistente à leptina.
Agrelina é o hormônio que aumenta o apetite. Sua ação envolve liberar sinais no estômago para o cérebro que deixa a fome. Este hormônio é produzido no intestino e viaja através da corrente sanguínea para o cérebro para dizer ao corpo para obter comida rapidamente. O corpo é inteligente porque a pesquisa mostrou que em pessoas que têm distúrbios alimentares ou que comem menos, os níveis de grelina aumentam. Em pessoas que são obesas, esse hormônio diminui. Os níveis de grelina aumentam naturalmente quando o estômago está vazio porque você está realmente com fome. O corpo está tentando se proteger da fome. A dieta faz com que os níveis de grelina aumentem. Isso faz parte da luta ao tentar perder peso.
A mente e o corpo têm um relacionamento interessante, que gostaríamos de ter melhor controle. Alimentos que são especialmente ricos em gordura causam grandes perturbações a esta relação de comunicação entre o corpo e os hormônios da fome. Existem algumas dicas de auto-cuidado para equilibrar esses hormônios. Uma dieta cheia de carboidratos saudáveis e proteína magra suprime a grelina versus uma dieta rica em gordura. A privação do sono tem sido associada a níveis mais elevados de grelina também. Dieta é difícil quando a grelina tenta usar seu poder.
Ter mais massa muscular está associado a níveis mais baixos de grelina, portanto, comece a levantar esses pesos. Manter um peso saudável e evitar extremos ajudará a manter esses hormônios sob controle. Hormônios são uma situação complicada para todos nós. Escolhas pobres para a nossa alimentação acabarão por se recuperar, e os hormônios gostam de aproveitar isso. Comer mal só faz você querer comer mais. A comida é uma droga, mas não se deixe auto-infligir mais danos ao tomar decisões alimentares impulsivas. Seu corpo vai te amar de volta quando você ama isso.