Estima-se que o país tenha até o dia 26 de março um total de 3.750 casos confirmados da doença. Número, no entanto, pode variar e chegar 4.970 casos.
Um estudo do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (NOIS) aponta que o avanço do coronavírus no Brasil será imenso e em um curto espaço de tempo. A estimativa é que o país tenha até o dia 26 de março, ou seja, em menos de 10 dias, um total de 3.750 casos confirmados da doença.
O número, no entanto, pode variar conforme alguns fatores. Em um cenário otimista, seriam 2.314 casos no Brasil. Já em um contexto negativo, o número pode mais que dobrar e chegar a 4.970.
Entre os fatores que podem interferir nos resultados estão: a disponibilidade de recursos; o comportamento da população, com a adesão às medidas anunciadas pelo governo para evitar aglomerações; e ausência de confirmação dos diagnósticos e subnotificação de casos.
O levantamento foi feito no dia 15 de março, quando o país registrava 200 casos confirmados. Em dois dias, o número subiu e chegou a 290 casos confirmados, segundo o balanço divulgado pela Ministério da Saúde nesta terça-feira (17).
O documento também traz projeções para o RJ e SP, os dois estados brasileiros que registram a maioria dos casos confirmados.
Pelas estimativas, a previsão é que SP tenha 2.550 casos confirmados em 26 de março (variando entre 1.573 e 3.380 casos), o que representa 68% dos casos do país.
No RJ, estima-se que o número de casos chegue a 450 casos no mesmo período, podendo variar entre 278 e 596.
A nota técnica, baseada nos dados brasileiros e internacionais, foi assinada por 11 pesquisadores do Departamento de Engenharia Industrial, da PUC-Rio; da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de janeiro; do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (RJ); e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Fonte: G1