G1 mostra as alterações em serviços públicos e privados que mexem com a rotina da população no esforço coletivo para frear a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
A pandemia de coronavírus fez com que governo federal, estados e municípios anunciassem diversas medidas para tentar conter a transmissão da doença Covid-19 no Brasil. Isso afeta escolas e universidades, transporte público, serviços de saúde, comércio, órgãos públicos e eventos.
Algumas medidas foram tomadas em nível nacional:
- Suspensão de visitas em penitenciárias federais por 15 dias, a partir da segunda-feira (16).
- Suspensão de visitas em todos os parques nacionais pelo período de uma semana, a partir da terça-feira (17).
- Autorização para substituição de aulas presenciais das instituições federais de ensino superior por aulas nas modalidade de ensino à distância.
Veja abaixo, estado por estado, as medidas em vigor. A lista começa com São Paulo e Rio de Janeiro, que têm os maiores números de casos, e segue em ordem alfabética.
- VÍDEOS: incubação, sintomas e mais perguntas e respostas
- BOATOS: o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
- GRUPOS VULNERÁVEIS: veja quais grupos têm mais complicações
- SINTOMAS: febre, tosse e dificuldade de respirar, entenda em detalhes
São Paulo
Rio de Janeiro
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
- Comércio: restaurantes, bares, lanchonetes, praças de alimentação e similares devem ficar fechados por 15 dias, de acordo com decreto do governo neste sábado (21).
- Fronteira: segundo determinação do governo federal, as fronteiras do estado com Colômbia, Peru e Venezuela devem ser fechadas.
- Saúde: foram suspensas as férias dos profissionais da rede pública de saúde.
- Educação: estão suspensas as aulas de toda a rede estadual de educação no Amazonas por 15 dias. A partir de segunda-feira (23), as aulas serão transmitidas em canais abertos de TV para as últimas séries do ensino fundamental e do médio. Todas as aulas serão também disponibilizadas online. Para colégios particulares, a recomendação é que haja suspensão.
- Órgãos públicos: o Tribunal de Justiça do Amazonas suspendeu as audiências de custódia por 15 dias. As análises serão feitas por juízes em escala de plantão, sem a presença de presos. TCE, TRT e outras esferas também trabalham com quadro de plantões reduzidos. Algumas promotorias também suspenderam audiências e atendimento presencial.
- Religião: funcionamento de igrejas, templos religiosos, lojas maçônicas e estabelecimentos similares está suspenso por 15 dias.
- Cultura: todas as programações de espaços culturais geridos pelo governo ou prefeitura de Manaus foram suspensas — incluindo visitações ao Teatro Amazonas e museus. Festivais tradicionais como Amazonas de Ópera e de Jazz foram adiados, sem previsão. A Arquidiocese de Manaus suspendeu todas as missas e celebrações por 30 dias.
- Turismo: Complexo Turístico Ponta Negra ficará interditado por tempo indeterminado, a partir deste domingo (22).
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
- Educação: o governo do estado determinou a suspensão das aulas nas redes pública e privada, a partir da próxima segunda-feira (23) até o dia 5 de abril.
- Saúde: a Secretaria Municipal de Saúde determinou a suspensão de parte das cirurgias eletivas realizadas no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), para que os leitos fiquem à disposição de pacientes vítimas do coronavírus. No Hospital do Câncer, visitas a pacientes em tratamento foram restringidas. A Santa Casa de Campo Grande e o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian suspenderam os atendimentos laboratoriais e restringiram as visitas.
- Presídios: visitas serão reduzidas nas unidades penais de Mato Grosso. Cada detento poderá receber um visitante por vez, a cada 15 dias.
- Eventos públicos: estão suspensos eventos com mais de 200 pessoas. O 65º concurso Miss Mato Grosso 2020 foi adiado. A disputa aconteceria no dia 20 de março, em Cuiabá. A nova data ainda não foi definida pela organização.
- Justiça: o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) cancelou todos os eventos que estavam programados para a semana que começou nesta segunda-feira (16).
- Legislativo: estão suspensas sessões solenes, eventos de lideranças e frentes parlamentares, visitação institucional e outros programas patrocinados pela Assembleia Legislativa.
- Água: a prefeitura de Campo Grande anunciou, na quarta-feira (18), que a concessionária Águas Guariroba está proibida, pelo prazo de 60 dias, de suspender o fornecimento de água no município.
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
Tocantins
Fonte: G1