Você se sente muito cansado, sabe que precisa dormir, seu quarto está escuro e silencioso, mas sua mente ainda está acordada. O fato de seu cérebro não descansar à noite é uma situação comum e também solucionável, explicamos como.
Os seres humanos experimentam cerca de 50.000 pensamentos por dia , de acordo com um relatório da Cleveland Clinic. O fluxo de pensamento é normal, mas algumas pessoas podem sentir que não têm controle sobre ele durante a noite e isso pode afetar seus padrôes de sono.
Ter um cérebro ativo na hora de dormir pode resultar de vários fatores, como estresse ou superestimulação. Se a incapacidade de descansar o cérebro for prolongada ao longo do tempo, você se condicionará, associará a hora de dormir a preocupações e acabará se sentindo ansioso.
Pare de se preocupar
“É muito comum as pessoas relatarem que estão fisicamente cansadas, mas não conseguem parar de pensar, principalmente se estão muito empolgadas ou preocupadas com alguma coisa”, disse James Findley, diretor clínico do Programa de Medicina do Sono Comportamental à Health, Universidade da Pensilvânia.
O especialista destaca um ponto importante: as preocupações nem sempre são negativas: “Também pode ser algo positivo que você esteja planejando, como uma viagem ou um grande evento com muitas coisas para lembrar”.
Uma maneira eficaz de lidar com as preocupações é pegar um caderno e anotá-las como uma lista pendente para resolver nos próximos dias. Uma investigação recente descobriu que escrever uma lista de tarefas ajudou as pessoas a adormecer nove minutos mais rápido do que as pessoas que escreveram sobre as tarefas que já haviam realizado naquele dia. E quanto mais longas e detalhadas as listas dos participantes, mais rápido eles adormecem.
Cuide de seus hábitos na cama
Você pode tomar medidas que ajudam a levar seu cérebro para descansar e adormecer. Clima seu quarto (que não é muito frio e não sente calor, coloque lençóis e travesseiros macios que o deixem confortável, apague todas as luzes (se necessário, reforce com uma cortina) e, talvez o mais importante, fique longe do telefone.
“Primeiro, a luz do telefone estimula o cérebro e pode suprimir a liberação de melatonina (substância cerebral que facilita o sono). A melhor solução é não olhar para o telefone depois das 21h (ou uma ou duas horas antes de dormir), mas muitas pessoas não estão dispostas a abandonar esse hábito ”, escreve em um artigo Susan Biali Haas, especialista em gerenciamento de estresse .
Se você acha muito difícil liberar o telefone, pode começar diminuindo a intensidade do brilho da tela. Alguns modelos trazem uma função chamada modo noturno que bloqueia a luz azul, que é o que promove insônia.
Outro erro comum é enviar mensagens de texto ou verificar e-mails na hora de dormir. Você deve evitar processos que são muito estimulantes na hora de dormir. Naquele momento, também não é uma boa ideia ler notícias, pois também pode causar preocupações.
Biali Haas é a ideia de que, para relaxar, é melhor ler um livro impresso (esqueça kindle ou ebooks). “Idealmente, esse livro não deve ser muito estimulante. Não deveria ser chato. Provavelmente, não deve ser tão incrivelmente cativante que você não consiga abandoná-lo ”, acrescenta.
Mais dicas para relaxar
- Evite fazer atividades estimulantes pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Este período dedicado ao relaxamento servirá como um sinal para facilitar o seu cérebro e adormecer.
- Pratique exercícios de respiração ou relaxamento. Você poderia fazer isso apenas nessa hora livre de telas, antes de dormir.
- Se você se exercitar, tente chegar cedo, pois isso pode dificultar o relaxamento e adormecer.
- Manter um diário de gratidão também pode trazer tranqüilidade à sua mente. Escreva antes de dormir.
- Evite conversas desafiadoras com seu parceiro à noite, se possível. Iniciar uma conversa difícil perto da hora de dormir é totalmente contraproducente.
FONTE: Hola DoctorPor: Mílitza Zúpan