Entenda como acontece a dor no quadril e como evitar sentir o desconforto
Apesar da sua praticidade, alguns esportes como a corrida exige alguns cuidados para não ocasionar lesões e outras complicações como aquela dorzinha no quadril, a bursite.
Ela pode acabar te impossibilitando de fazer uma série de atividades. E, pelo fato de poder ser praticada em qualquer ambiente, muitas pessoas acreditam que basta calçar o tênis e sair correndo. Mas qualquer exercício exige um preparo prévio, e o acompanhamento de um profissional.
O que é bursite de quadril
Também chamada de bursite trocantérica, a bursite de quadril costuma ser uma patologia muito comum. É uma inflamação na bursa – uma pequena bolsa de líquidos e terminações nervosas, responsáveis por proteger o atrito entre o osso e o músculo do quadril.
Ela gera uma dorzinha que aparece quase em todo corredor iniciante, ou até mesmo em corredores mais avançados, que abusa dos treinos. Começa com uma dor bastante discreta, que geralmente se inicia lentamente tanto em momentos de repouso quanto durante a movimentação.
Causas
As causas podem ser variadas. Mas ela acontece quando existe uma tensão exagerada nesta região fazendo com que a bursa inflame, causando muitas dores e até impossibilitando a prática de esportes.
Sair do sedentarismo direto para algumas horas de corrida, por exemplo, pode ser uma delas. Principalmente se houver excessos e erros de postura na prática.
Quem realiza muitos movimentos repetitivos no quadril ou então fica muito tempo sentado pode chegar a desenvolver a condição também.
Como evitar a bursite de quadril
E apesar de ser um problema comum, a bursite pode ser evitada com cuidados simples como: procurar profissionais para verificar as condições do seu corpo antes de sair do sedentarismo ou mesmo de começar a corrida.
Além disso, exercícios de fortalecimento direcionados ao esporte em específico, como o pilates, são algumas das atitudes que podem ajudar na prevenção da bursite. Isso porque, além de melhorar a postura, as técnicas empregadas nesta atividade trarão controle muscular e consciência corporal, minimizando os efeitos.
Fonte: Minha Vida