Se você sofre de enxaqueca ou conhece alguém que sofre, estará familiarizado com a marca específica de dor debilitante que diferencia esse tipo de dor de cabeça das dores de cabeça comuns. Os resultados desse estudo que você verá adiante, são muito promissores, porque o tratamento convencional são muitas vezes ariscados, logo que, alguns dos efeitos colaterais dos medicamentos convencionais, são o ganho de peso e a sonolência, e esses são alguns efeitos colaterais comuns, tornando-o uma opção irreal para muitas pessoas. Ainda mais preocupante, tem sido associados à morte súbita.
Um estudo frequentemente negligenciado sobre enxaqueca tem mostrado que os canabinoides funcionam muito melhor do que os medicamentos convencionais para enxaqueca. Um estudo descobriu que as pílulas que contêm os compostos tetra-hidrocanabinol-canabidiol (THC-CBD) podem reduzir a dor da enxaqueca em até 43,5% . Revelando ainda, que não somente aliviou as enxaquecas, mas também ajudou aliviar contra dores de estômago e dores musculares.
O estudo analisou 79 pessoas que sofrem regularmente de enxaquecas. Alguns participantes receberam doses orais de dois compostos de cannabis por dia durante três meses. O primeiro composto, tetra-hidrocanabinol (THC), é conhecido por criar os efeitos psicológicos da cannabis, enquanto o segundo composto, o canabidiol (CBD) tem vários benefícios terapêuticos, incluindo sua capacidade antioxidante. Os comprimidos continham 200 mg do medicamento tetra-hidrocanabinol-canabidiol (THC-CBD).
Outros participantes receberam 25 mg de amitriptilina, que é um antidepressivo prescrito rotineiramente para pacientes com enxaqueca.
Os pesquisadores descobriram que o THC-CBD reduzia a quantidade e a gravidade de enxaquecas e ataques de dor de cabeça melhor do que a medicação convencional. No entanto, quando se trata de pessoas com dores de cabeça, os canabinoides podem beneficiar apenas os pacientes que sofrem de enxaqueca desde a infância.
Ian Hamilton, professor de saúde mental da Universidade de York : “Esta pesquisa sugere que os compostos encontrados na maconha são tão eficazes quanto a amitriptilina, um medicamento tradicional usado para tratar dores de cabeça dolorosas agudas. Isso oferece promessa para pessoas que experimentam efeitos adversos de medicamentos prescritos. As propriedades analgésicas da cannabis são conhecidas há algum tempo, portanto esta pesquisa adiciona evidências existentes do potencial que os compostos de cannabis têm no tratamento e gerenciamento de problemas de saúde comuns. ”
Estes estudos têm contribui para o corpo de pesquisa que mostra uma relação positiva entre a maconha medicinal e a redução dos sintomas da enxaqueca. Um outro estudo de 2016 publicado na Pharmacotherapy descobriu que o uso de maconha medicinal diminuiu a frequência e a gravidade das dores de cabeça da enxaqueca. Os autores deste estudo escreveram que a frequência de enxaqueca entre os participantes diminuiu de uma média de 10 incidências de dor de cabeça por mês para apenas quatro. Além disso, efeitos positivos do tratamento da maconha foram relatados em 40% dos participantes.
Fonte: Coletividade Evolutiva