Os benefícios da couve, são inúmeros, o vegetal apresenta baixíssimo teor calórico e é muito rica em ômega-3, fibras, antioxidantes e vitaminas A, B (ácido fólico), C, E e K entre outros. Em sua composição, também são encontrados minerais como o cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, selênio e zinco. Esse vegetal da família dos crucíferos tem vantagens nutricionais que ajudam a melhorar as funções do nosso organismo e a prevenir uma série de doenças. Essa família inclui outros superalimentos conhecidos, como brócolis, couve, couve-flor, couve de Bruxelas e couve.
A couve é densa em nutrientes
A couve é um dos alimentos mais densos em nutrientes do planeta. Isso significa que seu conteúdo nutricional por porção é muito poderoso. Apenas um copo (136 g) de couve pode fornecer mais de 100% de sua necessidade diária de vitamina C e mais de 200% quando se trata de vitamina A. Ele contém outros nutrientes de apoio à saúde, como proteínas vegetais, ferro, potássio, cálcio, magnésio, cobre, manganês e fósforo. Ele ainda contém alguns ácidos graxos ômega-3 à base de plantas.
Couve apoia a saúde do coração
O potássio, a fibra, a vitamina B6 e a vitamina C da couve ajudam na função cardíaca. Além disso, um estudo publicado na revista Food Chemistry sugeriu que comer couve pode reduzir seu colesterol aumentando sua excreção e impedindo que seja reabsorvido na corrente sanguínea.
Couve promove a saúde óssea
A couve é uma excelente fonte de vitamina K, que é um nutriente necessário para a formação dos ossos. Uma revisão publicada na revista Archives of Internal Medicine descobriu que a vitamina K pode reduzir a perda óssea . Apenas uma xícara de couve pode fornecer quase 700% de sua necessidade diária de vitamina K.
Couve ajuda a manter a inflamação na baía
A couve é uma fonte potente de antioxidantes, o que a torna um excelente superalimento de combate a doenças . Esses antioxidantes reduzem a inflamação, que pode causar doenças e sinais de envelhecimento prematuro. Os antioxidantes também podem protegê-lo contra o estresse oxidativo, que ocorre quando os radicais livres que danificam as células se acumulam e seu corpo não é capaz de combater seus efeitos nocivos.
Couve ajuda na saúde ocular
A couve é uma ótima fonte dos carotenoides antioxidantes Zeaxantina e luteína. Esses dois compostos são famosos por sua capacidade de proteger os olhos, principalmente a retina e a lente. Esses dois carotenoides também são responsáveis por reduzir o risco de alguns distúrbios oculares comuns, como catarata e degeneração macular .
Couve pode ajudar a reduzir o risco de câncer
A couve, assim como muitos outros vegetais crucíferos, contém compostos naturais que podem ajudar seu corpo a prevenir o câncer. Possui altos níveis do composto sulforafano, substância que muitos pesquisadores acreditam poder combater a formação de câncer no nível molecular. Evidências adicionais também sugerem que as outras propriedades da couve podem afastar o câncer de várias maneiras, como induzir a morte celular e ajudar a desativar quaisquer agentes cancerígenos em seu sistema.
A couve é baixa em calorias
Apenas uma xícara de couve oferece entre 10 a 30 calorias. No entanto, a água e as fibras da couve farão com que você se sinta cheio mais rapidamente. Isso significa que você pode consumir mais couve, consumir todos os seus nutrientes e propriedades de suporte à saúde e manter sua figura cortando mais alimentos calóricos. Por exemplo, trocar uma xícara de arroz integral cozido por meia xícara de arroz e uma xícara de couve picada economizará cerca de 85 calorias.
Se você não souber como adicionar couve à sua dieta, não se preocupe – a couve pode ser comida com quase tudo. Você pode servi-lo com ovos para uma salada nutritiva do café da manhã ou misturá-lo com seus smoothies verdes. Sempre que você escolhe comer couve, pode ter certeza de que ficará mais saudável por causa disso.