Após o período de aleitamento materno exclusivo, recomendado até o sexto mês de vida do recém-nascido, acontece uma grande mudança na sua alimentação já que, além do leite, ele passa a ter contato com novos sabores.
Essa introdução dos alimentos até então desconhecidos na rotina do bebê precisa ser cuidadosa e estimulante, para que pouco a pouco a criança sinta interesse e adquira experiência necessária para o desenvolvimento da sua dieta. Como ajudar?
Evite liquefazer os alimentos
No momento em que os pais devem introduzir as papinhas na rotina alimentar dos filhos, tanto as salgadas como as doces, uma dica é muito importante. É necessário cozinhar os alimentos bem para que sejam facilmente processados na hora de fazer a papinha e, mais facilmente digeridos.
No entanto, a indicação é servir a refeição com consistência bem pastosa, mas não líquida. O bebê nesta fase de crescimento também precisa aprender a mastigação e a deglutição. Por isso, a recomendação é dar o alimento amassado com garfo e não batido no liquidificador ou processador.
A papa liquefeita ou peneirada não estimula a mastigação. A papinha deve ser pastosa, mas não totalmente liquefeita sendo aconselhável, nesta primeira etapa, apenas amassar os alimentos antes de levar à boca do bebê.
Além disso, quando você tritura todos os ingredientes e mistura tudo em uma sopa homogênea, o bebê jamais vai aprender a identificar e reconhecer o sabor de cada alimento. Preferencialmente, os alimentos devem ser consumidos in natura, apenas cozidos e amassados.
Por isso, outra dica valiosa é amassar os alimentos separadamente para que ele experimente e sinta o gosto de cada um. Além disso, assim você pode perceber as diversas reações do bebê em tentar descobrir possíveis gatilhos alérgicos ou de desconforto gástrico.