Oscilação hormonal causa ansiedade e sentimentos negativos, segundo especialista; alternativas seriam exercícios e atividades prazerosas
Mulheres na TPM (tensão pré-menstrual) e quando estão menstruadas tendem a beber mais, de acordo com um estudo liderado pela Universidade de Dallhousie, no Canadá.
O motivo são as oscilações hormonais e a diminuição da liberação da serotonina, neurotransmissor responsável pela regulação do humor, causando sentimentos negativos e ansiedade, segundo a biomédica Erica Siu, especialista em dependência química e coordenadora do CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool).
“Muitas mulheres recorrem ao álcool nesses períodos como uma maneira de amenizar essas sensações”, afirma.
A especialista afirma, ainda, que o excesso álcool pode oferecer prejuízos para a saúde da mulher, podendo diminuir a ovulação e a fertilidade. Siu explica que, segundo estudos preliminares, isso ocorre porque o álcool é uma substância depressora do sistema nervoso central, alterando diversos sistemas corporais, inclusive o da ovulação.
Outros estudos prévios, segundo ela, indicam que o consumo alcoólico excessivo expõe, também, a mulher ao risco de desenvolver câncer de mama, principalmente em quem já tem a predisposição para a doença. “Um dos componentes da degradação do álcool, o alcetadeído, é cancerígeno, levando à mutação de algumas células e desencadeando o desenvolvimento de um câncer. Essa substância também aumenta os riscos para câncer de boca e de orofaringe”, afirma.
A especialista recomenda que, para evitar o consumo excessivo do álcool, principalmente durante o período menstrual, a mulher deve fazer atividades físicas prazerosas, aumentando os níveis de serotonina e diminuindo os sintomas ansiosos e depressivos.
R7