A terapeuta ocupacional Barbara Klipel, 30 anos, de Vila Velha (ES), usou o Facebook para publicar uma foto chocante de seu filho, hoje com 7 meses, Eric, acompanhada de um relato em que explica por que o bebê, na imagem, apresenta manchas vermelhas em todo o corpo e rosto.
O post, do dia 12 último, viralizou: tem mais de 22 mil compartilhamentos. Cerca de um mês antes, data da foto, Eric se preparava para provar sua primeira fruta – uma banana, escolha clássica da introdução alimentar, que é feita aos 6 meses em geral. Porém, nem chegou a comê-la. Só de manipular e passar os lábios na banana prata, uma reação alérgica desencadeou-se – e, apesar de forte, desapareceu depois de um banho e algumas horas.
+ Leite de vaca é alergia alimentar mais comum em crianças com menos de 5 anos
No post, Barbara usa a imagem e a história da banana para ilustrar como as alergias alimentares são graves e inesperadas, e que oferecer comida a bebês pode ser bem perigoso – tudo porque, um dia antes de escrever o relato, uma mulher desconhecida colocou, sem pedir, uma pipoca caramelizada na boca do menino. A mãe viu a tempo e impediu que ele comesse o açúcar, inapropriado para a idade, e a própria pipoca, que pode causar engasgo – sem falar que os dois itens poderiam causar alergia.
+ 4 alimentos que mais causam alergias em crianças
Por telefone, Barbara disse a CRESCER que estava parada em um estande de uma feira de produtos, conversando com a atendente, quando percebeu uma mulher se aproximando. “Não me importei porque Eric é muito simpático, então as pessoas paravam para vê-lo, falar com ele. Me abaixei para pegar a carteira e, quando subi, segundos depois, vi a mulher colocando a pipoca na boca dele. Fiquei horrorizada e disse ‘Você está louca?’. A atendente me deu razão, disse que ela não podia fazer aquilo sem perguntar antes. Observei bastante, Eric não apresentou alergia. Mas fiquei muito nervosa e, apesar de discreta na rede social, resolvi fazer um desabafo”, explica.
+ Introdução alimentar: o que o bebê tem de comer aos 6 meses?
Barbara acredita que o post viralizou porque as pessoas se identificam com a situação, porém não têm coragem de falar. “Acho que o post foi como um grito das mães. Não são apenas estranhos; tem até gente na família que insiste em dar alimentos que os pais não dão, independentemente de alergia, como o açúcar, por exemplo. As mãs sofrem com palpites e intromissões”.
Nos comentários – quase cinco mil -, houve apoio em massa, e algumas críticas. “Alguns julgaram, dizendo que eu tiha que cuidar do meu filho. Cabe a mim cuidar, mas cabe à sociedade respeitar. Bebês e crianças não são patrimônio público”, afirma ela, reiterando que o menino é saudável e que a banana é um ótimo alimento, porém, não para Eric, pelo menos por enquanto.
+ Novo exame deve mostrar se bebê está pronto para introdução alimentar
A mãe desconfiou que o segundo filho – ela também é mãe de Arthur, 3 – era alérgico quando o menino tinha 2 meses e houve alteração no funcionamento do intestino do bebê. Junto com a pediatra, chegou à conclusão de que ele, que mamava exclusivamente no peito, tinha alergia a leite. Depois de passar por uma dieta restritiva, ela comprovou a melhora na saúde do menino, que piorou quando, para testar – e orientada pela pediatra – voltou a comer laticínios. “Nesse período de testes, notei que Eric apresentou reação a amendoim, carne bovina, óleo de coco e sabão de coco. A reação com a banana foi a mais forte até agora, e foi a única com a qual ele teve contato direito, sem ser via leite materno. Depois disso, a abóbora japonesa também lhe causou reação, mas bem mais leve”, conta ela, que utiliza o método BLW (baby led weaning) com o pequeno.
No dia em que Eric conheceu a banana prata, Barbara conta que sua pele ficou avermelhada, mas que ele estava bem, e risonho, apenas coçando mais os olhos. Foi instruída pela pediatra a dar um banho e medicação, mas como notou que o bebê estava bem disposto, optou pelo banho apenas e a alergia foi embora horas depois. “Ainda vamos esperar um pouco para oferecer novamente a banana”, diz. Leia o relato completo abaixo.
“*Alergia alimentar*
Eric ficou assim pq manipulou, nem chegou a comer direito, uma banana Prata!
As pessoas nao levam a sério alergias alimentares. Muitos acham que é frescura dos pais, outros confundem com intolerância, outros ainda acham que só um pouquinho não faz mal..
Aos dois meses começamos a desconfiar que Eric era APLV (alergia a proteína do leite de vaca). Eric nunca tomou leite de vaca, o contato foi pelo leite materno, alimento esse essencial para o desenvolvimento da criança.
Ai começou uma jornada de dieta e restrição, desde então somente na observação pelos alimentos que como percebi que Eric também reage a carne vermelha, amendoim e oleaginosas no geral, coco, além do leite de vaca.
Ao iniciar a introdução alimentar, há pouco mais de um mês, a primeira fruta que dei foi a banana, a qual tb dei para Arthur, porém é uma fruta bem alergenica. O resultado foi esse da foto. Os vermelhos saíram naturalmente, não precisamos de medicamentos, porém minha preocupação era se a alergia fechasse a respiração dele. Não chegou a esse nível graças a meu bom Deus!
Escrevi isso tudo para contar que hoje, eu no bazar no Centro de convenções de Vila velha, quando fui procurar minha carteira no carrinho que estava Eric, abaixei a cabeça e em segundos uma mulher irresponsável enfiou uma pipoca caramelizada dentro da boca do Eric. Sim, pipoca dentro da boca do meu BB de 7 meses, ainda caramelizada e talvez de chocolate!
Eu estava junto dele, somente abaixei a cabeça e em segundos fui surpreendida!
Minha vontade foi voar na mulher, mas para não criar confusão eu tirei a mão dela com a pipoca da boca do Eric, e ela toda surpresa perguntou se ele não podia só sentir o gostinho?! Respondi brutamente que não, ele só tem sete meses.. a moça nem desculpa pediu, Ainda continuou tentando perguntar se ele não podia sentir o gosto?!
Graças a Deus ele não teve nem reação com a pipoca!
Cara, fiz esse post como um desabafo e para vc que insiste em dar comida para bbs e crianças que não são suas.
A incidência de alergias está aumentando, então o risco de vc enfiar algo na boca de um BB e ele ser alérgico pode ocorrer e a criança ficar mal e até ir a óbito por causa disso.
Segundo, bbs não comem pipoca, com risco tb de engasgo! Além de que bbs não comem, ou pelo menos, não deviam comer açúcar.
Pelo amor de Deus, se vc quer dar algo psra uma criança comer pergunte aos pais se pode! E para BB nunca nem pergunte, pq talvez ele só mame, ou esteja iniciando sua alimentação. Deixe que os pais cuidem disso.
Quer agradar? Brinque com o BB, converse com ele..
NUNCA, JAMAIS, EM NEMHUMA HIPÓTESE DÊ COMIDA A BBS E CRIANÇAS QUE NÃO SAO SUAS!!
Até mesmo a inofensiva banana para alguns pode causar um estrago!
Edit 1: a banana não é uma fruta ruim, peko contrário! Banana deu alergia em Eric e conheço outros casos, mas não dá em todas as crianças, não vamos generalizar! Meu filho mais velho come de tudo, não teve problema nenhum na introdução alimentar!
Edit 2: para saber se uma criança tem alergia a algo tem que dar para experimentar. Eric reagiu a banana, mas não reagiu a outras frutas e vegetais.
Edit 3: Eric mama leite materno e algumas reações que ele tem são pq eu ingeri os alimentos. Estou de direta restritiva ao leite e derivados.
Edit 4: prezo muito pela alimentação da minha família. Comemos uma alimentação saudável e equilibrada e Eric é um BB super saudável e desenvolvido, apesar da alergia.”