Sabemos que a vida corrida, o excesso de trabalho e noites mal dormidas são razões que não podemos ignorar para uma fadiga maior, porém, se o nosso dia a dia está posto desta maneira e, em alguns casos pouco podemos fazer para mudá-los, que tal mexer em um ponto no qual somos totalmente responsáveis? Este ponto é a nossa nutrição!
Muitos não sabem, mas quem se alimenta de forma adequada, mais vezes ao dia e em pequenas porções, consegue transformar o alimento mais facilmente em energia. Já aquele que faz apenas duas refeições diárias e em grande quantidade, ou abusa de comidas gordurosas que têm digestão lenta, vai gastar mais energia que seria para outras coisas na digestão.
Quem trabalha fora muitas vezes repete uma rotina: café da manhã apressado, com isso come em excesso no almoço e volta a se alimentar de novo apenas no jantar. Pode estar aí uma das explicações de cansaço e falta de disposição.
A comida digerida é o combustível para o corpo funcionar ao longo do dia. É necessária uma alimentação mais equilibrada e fracionada, para que o organismo absorva melhor os nutrientes sem sobrecarregar o sistema.
Hábitos alimentares não saudáveis também podem gerar cansaço e sono durante o dia. Muitas pessoas pensam que o cansaço do dia a dia vem do trabalho ou de outros fatores, mas pode ser uma questão de ter uma melhor alimentação. Comer em pequenas porções, várias vezes ao dia e com preferência para alimentos saudáveis e in natura são ações que darão mais disposição e ajudam a combater o cansaço.
Lembre-se: o trabalho e a falta de tempo não podem ser desculpa para maus hábitos alimentares. Organização e disciplina é o ponto chave. Associe hábitos alimentares saudáveis aos exercícios físicos para manter seu corpo ativo e combater o cansaço.
Fonte: DOURADOS NEWS