Algumas vezes, durante a transa, minha vagina faz um barulho parecido com pum. Isso pode acontecer por conta do parto?
Vanessa Castro, pelo Instagram
Esse barulho desagradável se chama flato vaginal e acontece quando o ar entra na vagina durante a penetração, principalmente em algumas posições, como a de quatro apoios. Como pode acontecer com mulheres que nunca tiveram filhos, é difícil afirmar se o seu parto tem ou não relação com esse barulho.
O que sabemos é que, se o seu bebê nasceu com peso maior do que 3,5 quilos e de parto normal, existe a possibilidade de a sua vagina ter se tornado um pouco mais larga, facilitando a entrada do ar. É que as fibras musculares dos músculos perineais se distendem com a passagem do bebê e podem não voltar ao estágio inicial, ficando sem tônus e com menor força de contração.
Para ter um diagnóstico correto, consulte seu ginecologista e também procure uma fisioterapeuta especializada em uroginecologia, que entende sobre o funcionamento dos músculos vaginais e consegue medir a contração deles para afirmar se estão ou não mais relaxados.
+ Como evitar o barulho de “pum” durante o sexo? Três dicas
Além disso, ela poderá indicar uma série de exercícios para fortalecer a musculatura pélvica. São os famosos exercícios de Kegel, que todas as mulheres deveriam aprender, independentemente do tipo de parto, pois além de melhorarem a transa, ainda previnem a incontinência urinária e a queda dos órgãos pélvicos.
Esse tipo de fisioterapia também traz a consciência perineal, que é simplesmente entendermos quando os músculos estão relaxados ou contraídos, e o tipo de força que são capazes de exercer, como a de contração – a força que usamos para segurar o xixi – ou expulsão – usada durante o parto normal e também na evacuação das fezes. Vale conhecer esse trabalho tão importante para a saúde da sua vagina.