Sol, calor, céu azul e dias lindos. Os ingredientes do verão brasileiro são todos propícios a se passar grandes momentos ao ar livre . Um programa muito tradicional e que ganha novamente cada vez mais adeptos é o piquenique, que costuma ser realizado em grandes áreas de lazer, como praias, parques, jardins e à beira de rios. Por isso, o conquiste sua vida apresenta um manual completo de como preparar um clássico piquenique deixando sua cesta farta e nutritiva.
Apesar de ser um programa leve, a nutricionista Ívina Diniz enfatiza a importância de um planejamento rigoroso do cardápio para o piquenique, sobretudo, evitando alimentos com menos capacidade de conservação, que estragam mais rapidamente. “Primeiramente devemos planejar o cardápio de forma saudável e sem riscos. Devemos pensar sempre em alimentos que consigam se conservar naturalmente e focar em alimentos que resistam à falta de refrigeração como frutas frescas, cereais, hortaliças, pães e bolos integrais e evitar sempre os produtos à base de arroz, leite, massas, legumes cozidos e recheios com alto risco de intoxicação alimentar, como ovos, maionese, frutos do mar, carnes cruas ou mal cozidas e creme de leite”, disse a especialista, apresentando algumas dicas para um cardápio balanceado e saudável.
Dicas:
– Quanto mais completo for o lanche, mais qualidade terá a sua alimentação. É preciso que nela tenham alimentos construtores, reguladores e energéticos.
– Dê preferência aos alimentos saudáveis e feitos em casa, do que aos industrializados, mas quando optar por estes, buscar os com menor teor de gorduras, açúcares, sódio, corantes e conservantes.
– Na bolsa deve conter lanches com porções individuais contendo pelo menos, dois tipos de carboidratos sendo um deles 1 porção de fruta e 1 cereal, um tipo de proteína e insira 1 fonte de gordura saudável também se possível. Sem esquecer é claro de água.
– Coloque variedade, mas não em muita quantidade, para que não haja desperdício.
– O Ideal é que as frutas e sucos sejam feitos no mesmo dia, mas se você não tiver tempo, pode deixar tudo prontinho e embalado na geladeira.
– Os sucos preferencialmente devem ser de frutas frescas e não ácidas para não amargar, não tendo, de polpa que você mesma pode fazer e congelar ou comprar (desde que saiba a procedência). Outra opção de suco é o de uva integral e a água de coco. Para preservar mais o suco e tornar o processo mais prático, uma opção é fazer cubinhos de gelo com o suco e na hora de arrumar a bolsa, coloque as pedrinhas na garrafa.
– As frutas são sempre bem-vindas por serem de mais praticidade e resistentes ao calor e algumas são mais indicadas por não precisarem descascá-las como goiaba, maçã, pera, cachos de uva e tangerina. Sendo uma ótima opção por serem porções individuais e não geram grandes volumes de lixo.
– As oleaginosas, cereais e biscoitos integrais, barras de proteína. Ambos podem ser levados em potes e facilitam o transporte com segurança;
– Sanduíches de pão 100% integral com seguintes recheios para opção como frango desfiado, carne fatiada, hortaliças, queijo processado light em unidade individual, geleias e pasta de amendoim.
– Evite recheios com alto risco de intoxicação alimentar, como ovos, maionese, frutos do mar, carnes cruas ou mal cozidas e creme de leite e evitar produtos à base de leite, arroz, massas e legumes cozidos.
– Bolo integral sem ovos e leite com frutas desidratadas e oleaginosas feitas em formas individuais ou em fatias embalados individualmente.
Bom piquenique!
conquiste