Uma dieta um tanto inusitada tem atraído milhões de pessoas para assistir aos vídeos publicados pelo preparador físico Weam Breiche, de 31 anos, no TikTok. O morador de Los Angeles, nos Estados Unidos, compartilha a sua rotina alimentar baseada em muita carne, mas com um detalhe: todas elas são cruas.
Para o café da manhã, por exemplo, Weam costuma preparar uma refeição com cérebro de bezerro e seis ovos, ambos crus, como mostra em um vídeo que já ultrapassa uma audiência de oito milhões de usuários. A prática, no entanto, pode ser perigosa, destacam os especialistas.
“Tem gosto de sushi. Como você come sashimi de salmão e acha que está tudo bem só porque é legal? Tem o mesmo gosto”, defende o preparador físico em uma de suas postagens no TikTok.
Ele conta que hoje sua alimentação é de cerca de 4.500 calorias por dia, 90% composta por carnes cruas. Entre elas, cortes incomuns, como fígados, rins, cérebros, tutano e até testículos. A aparência e os hábitos considerados selvagens renderam a ele o apelido de “Wolverine da vida real”, e seus vídeos são recebidos com espanto pelos usuários da rede social.
Em uma das publicações, Weam fala sobre uma suposta facilidade na digestão de carne crua. “Com uma refeição assim, você pode comer quase 1.200 calorias e cinco minutos depois ir treinar sem ficar arrotando e sentindo que você não consegue se mover. Com carne crua, você pode fazer isso toda vez”, diz o morador de Los Angeles.
A lógica, porém, é justamente o inverso, explica a nutricionista Priscilla Primi, colunista de O GLOBO e mestre pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP):
— O cozimento é uma técnica utilizada justamente para facilitar a digestão. Isso porque o corpo digere a proteína em partículas menores, os aminoácidos, e o cozimento atua num processo chamado desnaturação proteica, que já começa a quebrar essas cadeias de proteína antes da ingestão, para ficar mais fácil depois — diz Priscilla.
A especialista destaca ainda que uma dieta como a de Weam pode oferecer sérios riscos à saúde e, ao contrário do que defende o preparador físico, não oferece nenhum real benefício para o corpo humano.
Fonte: Exatra Globo