Ministério se posicionou sobre paralisação da vacinação em São Paulo
O Ministério da Saúde se posicionou nesta terça-feira (22) sobre a paralisação da vacinação contra Covid-19 na cidade de São Paulo e disse depender de entregas das fabricantes para distribuir o imunizante aos estados.
“Até o momento, já foram entregues em todo o país mais de 123 milhões de doses de vacinas Covid-19. A pasta esclarece que depende das entregas dos fabricantes para realizar a distribuição aos estados”, disse, em nota.
O ministério também afirmou ter entregue ao estado de São Paulo mais de 1,8 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Fiocruz ainda nesta semana, e que há previsão para chegada de mais vacinas da Pfizer.
A vacinação está suspensa na capital nesta terça, após faltar doses no fim da tarde desta segunda (21). Até as 18h, mais de 60% das UBSs da cidade não estavam mais aplicando a vacina.
Em entrevista coletiva nesta manhã, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, disseram que a capital deve receber 180 mil vacinas Coronavac até o final do dia para abastecer as UBSs e retomar a vacinação nesta quarta-feira (23). A cidade divulgou um novo cronograma após a suspensão.
Além disso, eles disseram que a cidade receberá 400 mil das 1,5 milhões de doses da Janssen, que desembarcaram nesta terça no aeroporto de Guarulhos.
(*Com informações de Anthony Wells, da CNN em São Paulo)