De acordo com um estudo publicado on‑line em 30 de janeiro no periódico BMJ Medicine, pacientes com doença celíaca apresentam um risco aumentado de doença cardiovascular.
Megan Conroy, da Universidade de Oxford no Reino Unido, e colegas conduziram um estudo prospectivo para examinar o risco de doença cardiovascular entre pessoas com doença celíaca.
Foram incluídos dados de 469.095 adultos, com idade entre 40 e 69 anos, sem doença cardiovascular na avaliação inicial; 2.083 apresentavam doença celíaca.
Os pesquisadores identificaram 40.687 eventos incidentais de doença cardiovascular durante uma mediana de 12,4 anos de acompanhamento, incluindo 218 eventos entre pessoas com doença celíaca.
Em comparação com aqueles sem doença celíaca, aqueles com doença celíaca apresentaram uma probabilidade maior de apresentar índice de massa corporal e pressão arterial sistólica menores, uma probabilidade menor de tabagismo, e uma probabilidade maior de apresentar uma pontuação ideal de risco cardiovascular.
Participantes com versus sem doença celíaca apresentaram uma taxa de incidência de doença cardiovascular de 9,0 versus 7,4 casos por 1.000 pessoas‑ano.
A doença celíaca foi associada a um risco elevado de doença cardiovascular (razão de risco: 1,27), com a associação persistindo após ajuste para fatores de estilo de vida (razão de risco: 1,27) e aumentando após ajuste adicional para fatores de risco cardiovascular (razão de risco: 1,44).
Foram observadas associações semelhantes para doença cardíaca isquêmica e infarto do miocárdio, mas não houve evidência de associação entre a doença celíaca e o risco de AVC.
“Os médicos devem conscientizar os pacientes com doença celíaca sobre o risco elevado e trabalhar com eles para otimizar a saúde cardiovascular”, escreveram os autores.
Copyright © 2021 HealthDay. Todos os direitos reservados.