O Hospital Regional da XIII Região de Saúde recebeu um moderno dispositivo de videolaparoscopia, no âmbito do acordo entre o Ministério da Saúde Pública e as Universidades. A máquina foi entregue ao Hospital Regional em 14 de fevereiro de 2020.
O equipamento é uma torre de vídeo em laparoscopia Full HD, uma das poucas na área da marca Castor, nascida na Alemanha, com um conjunto básico de instrumentos de vesícula e apêndice. O instrumento tem um custo aproximado de 400 milhões de Guarani com todos os seus instrumentos e é o mais novo em termos de tecnologia e também possui uma garantia de um ano.
O que essa equipe faz é reduzir as horas pós-operatórias, o paciente pode sair no mesmo dia ou no dia seguinte em menos de 24 horas, com muito menos dor e inconsistências mínimas ou com menos pontos no corpo.
Ontem, sexta-feira, 28 de fevereiro, a equipe cirúrgica do Hospital Regional realizou as duas primeiras cirurgias usando o aparelho moderno, elas foram realizadas em dois pacientes com cirurgias programadas, que foram admitidos em hospitalizações às 06:00 da manhã.
O primeiro paciente a entrar na sala de cirurgia foi uma mulher de 29 anos que apresentou “Litíase Vesicular” com a intervenção dos cirurgiões Carlos Chaparro, Aldo Duarte e Eduardo Franco, com duração de uma hora e 30 minutos.
A segunda intervenção foi registrada imediatamente depois com uma paciente, também uma mulher de 34 anos e com o mesmo diagnóstico que o anterior; A intervenção foi realizada pela mesma equipe cirúrgica, porém a duração foi de uma hora e 40 minutos.
Ambos os pacientes reagiram muito positivamente às intervenções e, desde a direção médica do Hospital Regional, foi relatado que as intervenções foram com total sucesso; portanto, a partir de agora outras intervenções serão realizadas com o uso deste equipamento moderno, sempre e quando as patologias que os pacientes apresentam atendem às condições de seu uso.
Fonte: CAMARA NEWS.COM