Em Denver, capital do Colorado, profissionais da saúde pararam em frente aos carros dos manifestantes.
Neste domingo (19), apoiadores do presidente americano Donald Trump se reuniram em carreatas em diversas cidades do país para pedir o fim do isolamento social, declarado por diversos governadores, com o intuito de diminuir o avanço dos casos de coronavírus. A medida é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para tentar evitar o colapso dos sistemas de saúde.
Os Estados Unidos hoje são a nação com mais casos, com 740 mil pessoas contaminadas e 40 mil mortos por Covid-19, conforme dado da Universidade Johns Hopkins. Ainda assim, alguns cidadãos clamam por medidas que acabem com as restrições que afetam a economia.
Os profissionais de saúde de Denver, no Colorado, resolveram reagir às carreatas, colocando-se, uniformizados, em frente aos veículos dos manifestabtes. A fotógrafa Alysson McClaren capturou alguns desses momentos simbólicos e postou as imagens nas redes sociais. Em seu Facebook, o post viralizou e já teve mais de 30 mil compartilhamentos. Médicos e enfermeiros pediam respeito ao confinamento. “Profissionais de saúde se posicionam nas ruas reagindo a protestos de cententas de pessoas, que se reuniram no State Capitor pedindo que a ordem de ficar em casa seja retirada em Denver, Colorado, no domingo, dia 19 de abril de 2020”, legendou.
No Twitter, um vídeo do momento também viralizou e foi curtido por mais de 314 mil pessoas.
No Brasil, diversas cidades tiveram protestos parecidos, realizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em seus carros, os manifestantes promoveram buzinaços e congestionaram o trânsito, em frente a hospitais com vítimas de Covid-19.