Você sabia que muitos problemas de saúde têm origem em questões de saúde bucal? Isso vale inclusive para problemas cardíacos, que podem ter origem na nossa boca, sem a gente imaginar que isso é possível!
Se você já acompanha meu conteúdo há algum tempo, deve saber o quanto a boca saudável impacta na nossa saúde geral. Mas a relação entre doenças cardíacas e a nossa boca tem proporções alarmantes.
Segundo estudo divulgado pelo Instituto do Coração da USP, cerca de 45% das doenças cardíacas têm origem dental. E o pior: 36% das mortes causadas por problemas cardíacos também!
Isso significa que são condições de saúde e, até mesmo, mortes que poderiam ser evitadas com idas mais frequentes ao dentista e com o tratamento correto no tempo certo. O que causa este problemas é que a soma de bactérias e tecidos já necrosados de uma infecção, podem ser transportados pela corrente sanguínea, afetando diretamente os vasos sanguíneos ou o coração, que pode desenvolver essa condição e levar a situações de saúde sérias.
Nossa boca, mesmo saudável, contém bilhões de bactérias que não são um risco quando estamos saudáveis, mas podem ser um grande problema quando encontram a oportunidade de infeccionar nosso corpo.
Por isso, é importante dar atenção a sinais de alerta, normalmente ligados a inflamações ou feridas na boca. O exemplo mais comum é o da gengivite, que acontece quando nossa gengiva está inchada e até mesmo sangra com o contato com a escova de dentes ou fio dental. Lembre-se: gengiva sangrando é sinal de risco! Mas calma, nem tudo é notícia ruim: ir ao dentista com a frequência indicada e realizar os procedimentos de higiene corretos já são um grande passo para evitar essas inflamações e reduzir seus riscos!
(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É Tesoureiro voluntário da ABRAz/MS (Associação Brasileira de Alzheimer e Demências Similares – Regional MS) e Diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.
Fonte: CAMPO GRANDE NEWS