Muitos professores e profissionais da saúde focam na frequência cardíaca para avaliar seus alunos. Quando vamos fazer um exercícios, tantos os professores, os educadores físicos falam para prestar atenção na frequência cardíaca durante a atividade.
Inclusive, muitos relógios inteligentes e aplicativos conseguem mostrar a frequência, mas você sabe o porquê é tão importante esse dado?
Bom, segundo o médico Fernando Torres, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), em entrevista para o portal Minha Vida, existe uma relação entre a intensidade dos exercícios físicos e a frequência cardíaca.
Assim sendo, a qualidade do treino depende da frequência cardíaca. Por isso, monitorá-la é um importante fator, já que existem diversos exercícos em vários “níveis”, com frequência baixa, moderada e alta.
Portanto, ter uma medição se torna fundamental, tanto para ver a sua intensidade e se há sinais de um problema.
Quando os limites da frequência cardíaca são ultrapassados, o corpo também começa a manifestar as consequências da exigência física com dores musculares e, em casos extremos, mal-estar, tontura e lesões.
Por isso, antes de qualquer exercício, é imprescindível que haja um exame médico preliminar, para detectar possíveis restrições.
Fonte: Viva Saude Digital