Conheça as principais novidades apresentadas na Feira Hospitalar deste ano
Novos recursos prometem proporcionar mais conforto e praticidade para adultos e crianças
Profissionais da área da saúde estão sempre pensando em maneiras de tornar os hospitais mais agradáveis e seguros. Provas disso não faltaram na 24ª edição da Feira Hospitalar, um dos maiores eventos de equipamentos médicos do mundo – só em 2017, foram mais de 1 250 expositores de 34 países, apresentando artigos que trazem comodidade aos pacientes na hora de fazer exames e até mesmo durante casos de internação. Abaixo, você confere oito destaques da feira, realizada recentemente em São Paulo.
Sem embaraço
O exame de fezes exige fazer cocô numa superfície seca e colocar parte do material num pote. Desagradável, não? A ColOff criou um plástico que envolve o assento do vaso. Assim, você realiza o número 2 do jeito que está bem acostumado.
O CoaguChek Pro II, desenvolvido pela Roche, analisa a coagulação sanguínea de indivíduos em tratamento com anticoagulantes por meio de uma única gota do líquido vermelho. Com suporte de internet, o aparelho envia os dados ao médico em tempo real.
Ela é posicionada na axila do bebê e confere a temperatura durante a madrugada. Ligada via bluetooth com o celular dos pais, o dispositivo emite avisos sonoros se há algo de errado. Daí não é necessário acordar a toda hora para medir a temperatura da criança.
Bacias e comadres metálicas são essenciais para o acamado tomar banho e fazer xixi e cocô. Mas as atuais são geladas e anti-higiênicas. A Vernacare trouxe peças feitas a partir de jornal reciclado. Após o uso, são descartadas e minimizam o risco de infecções.
A tecnologia da Optika dispensa fios de sutura e agulhas para fechar a pele após uma cirurgia. Basta colar as tiras de plástico nos dois lados do corte e puxar seus fechos. A cútis gruda após algum tempo, o que evita grandes cicatrizes e até complicações.
Um cilindro portátil preenchido de óxido nitroso e oxigênio da Air Liquide acalma e inibe a dor durante procedimentos como parto normal, ajuste de fraturas, limpeza de feridas e biópsias. A própria pessoa controla a aspiração do gás.
As empresas GE Healthcare e Konica Minolta mostraram novas UTIs neonatais com diversas inovações. Uma delas é a possibilidade de fazer imagens de raios X sem tirar o pequeno do lugar – há uma bandeja para inserir a chapa embaixo do berço.
A companhia italiana Sinteco disponibilizou uma máquina que cria embalagens unitárias para os comprimidos que um sujeito precisa tomar. Isso evita a troca de doses e permite rastrear o caminho daquele medicamento por todo o hospital.
saúde