Neste artigo, selecionamos pontos importantes sobre a graduação.
Se você tem interesse em ser médico, a Medcel está trazendo um especial sobre a jornada na Medicina. No primeiro texto, temos pontos importantes sobre a graduação. Vamos trazer alguns deles para vocês, confira!
E se você ainda não conhece a Medcel, lá você encontra as mais recentes metodologias e simulados, além dos mais completos cursos preparatórios para as provas de Residência Médica. Para dicas fresquinhas sobre RM, visite o blog da Medcel.
Graduação em Medicina
Medicina é a profissão que estuda todos os aspectos da saúde humana. Acompanha pacientes, identifica, previne e trata doenças.
E é o Ministério da Educação (MEC) que regula o curso, que consiste em um bacharelado da área de Ciências Biológicas, com duração média de seis anos, divididos em três ciclos, cada um com dois anos de duração: ciclo básico, clínico e internato.
Também determina uma carga horária de, no mínimo, 7.200 horas, dentre aulas práticas e teóricas; porém, algumas instituições incluem programas específicos em sua grade curricular, elevando para uma carga de até quase 10 mil horas.
Ciclo Básico
Bom, no ciclo básico (os dois primeiros anos), você vai ter disciplinas teóricas que vão te dar toda a base, e é o período que vai te ajudar a formar o raciocínio clínico, ao adentrar no mundo da Medicina.
Alguns exemplos de matérias que você terá: Fisiologia, Anatomia, Embriologia, Patologia, Farmacologia, entre outras. Você ainda não terá contato direto com paciente, mas terá aulas práticas em laboratórios, com cadáveres, e vai aprender a fazer exame físico e etc.
Ciclo Clínico
Já no ciclo clínico (terceiro e quarto anos), você terá contato com as especialidades (Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, etc.) e vai discutir exames, analisar resultados, interpretar e chegar tanto a diagnósticos, quanto a tratamentos, e aplicar os conhecimentos adquiridos no ciclo básico de uma forma ainda mais profunda.
Você já vai ter contato com pacientes em consultórios e ambulatórios, conveniados à instituição de ensino.
Internato
E, por fim, o esperado Internato (quinto e sexto anos do curso), que é quando você vai colocar a mão na massa! Ele é composto de estágios obrigatórios que precisam ser feitos em várias áreas de atuação do futuro médico, como Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Saúde da Criança, da Mulher, do Idoso e da Família, entre outras especialidades.
Quando chegar à fase do Internato, você também vai começar a dar plantões em hospitais, tendo a chance de atender situações de emergência e realizar procedimentos. Tudo isso, é claro, sob a supervisão dos professores.
É bom saber!
Cada instituição organiza a matriz curricular do curso de Medicina de uma forma diferente, então, o nome de algumas matérias também sofre alterações dependendo da universidade.
E, atenção, Medicina é uma graduação que exige dedicação em período integral, ou seja, as aulas acontecem de manhã, de tarde e, às vezes, à noite. E, nas horas vagas, estudar o conteúdo vai passar mais tempo na instituição de ensino do que em sua própria casa.
Texto publicado originalmente no site de notícias e artigos PEBMED