De acordo com um estudo publicado no periódico Diabetes Research and Clinical Practice, indivíduos com diabetes mellitus (DM), especialmente mulheres, apresentam um risco aumentado de tromboembolismo venoso (TEV).
Carola Deischinger, da Universidade Médica de Viena, e colegas analisaram dados de reivindicações médicas em um estudo de coorte retrospectivo na Áustria, entre 1997 e 2014, envolvendo 180.034 pacientes com DM e 540.102 controles pareados por sexo e idade sem DM.
O impacto relativo ao sexo da DM no risco de TEV foi examinado.
Os pesquisadores observaram que pacientes com DM apresentaram um risco 1,4 vez maior de desenvolver TEV do que os controles. As mulheres apresentaram uma associação significativamente maior para DM com TEV recém‑diagnosticada (razão de chances: 1,52).
O risco aumentou 1,17 vez para mulheres versus homens com DM com idade entre 20 e 79 anos; o risco foi maior entre aqueles com idade entre 50 e 59 anos, com 1,65.
Entre pacientes do sexo feminino com DM, os inibidores da dipeptidil‑peptidase 4 foram associados a um maior risco de TEV (razão de chances: 2,3).
“Nossos achados sugerem que mulheres com diabetes mellitus devem ser monitoradas com mais cuidado quanto ao desenvolvimento de TEV, especialmente durante a perimenopausa”, disse um coautor em uma declaração.
Copyright © 2021 HealthDay. Todos os direitos reservados.