Número já é maior do que todo o ano de 2016, segundo o governo. A média é de mais de um fuzil apreendido por dia. Junho foi o mês com maior número de apreensões em 10 anos – 93 armas.
O ano de 2017 bateu o recorde de fuzis apreendidos no Estado do Rio de Janeiro nos últimos 10 anos. Um levantamento feito pelo G1 a partir de dados do Instituto de Segurança Pública mostrou que entre janeiro e setembro deste ano 393 foram apreendidos no Rio. A média é de mais de um fuzil apreendido por dia no Estado.
Em dez anos, o número chega a mais de 3 mil. Na comparação entre 2008, menor número da série, e este ano, o número de apreensões subiu 114,7%.
Em 2017, o mês de junho foi o mês com mais apreensões em 10 anos : foram 93, sendo 60 deles apenas no aeroporto do Galeão. No mês seguinte, no entanto, o número caiu drasticamente, para apenas 19. Após dois meses de queda, mais uma subida: em setembro, foram 46, o maior número depois de maio e junho, com 73 e 93 apreensões, respectivamente.
Apontado pela Polícia Civil como o responsável pelo envio das armas para o Galeão, o brasileiro Frederik Barbieri está foragido. Ele nega as acusações. Investigações apontam que as armas foram pedidas pelo traficante Rogério 157, um dos pivôs da guerra que aterrorizou os moradores da Rocinha em setembro deste ano. Como o Instituto de Segurança Pública ainda não publicou os dados de outubro, os números serão ainda maiores: recentemente, a Polícia Militar apreendeu o 300º fuzil em operações da corporação somente em 2017
Recentemente, traficantes foram flagrados no Complexo da Maré com fuzis durante um baile funk em uma das comunidades da região.
G1