Ação tem objetivo de divulgar formas de prevenção do câncer colorretal neste que é o mês da conscientização da doença; Inca estima 36 mil casos este ano
Uma réplica do intestino humano de 20 metros montada no Parque Ibirapuera, em São Paulo, neste sábado (24), permitirá um passeio pelo órgão que está entre os mais acometidos pelo câncer no Brasil.
O câncer colorretal é o segundo mais frequente em mulheres e o terceiro em homens e deve afetar 36 mil pessoas este ano, de acordo com estimativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer). O primeiro entre as mulheres é o câncer de mama, e o primeiro e segundo entre os homens é o câncer de próstata e de pulmão.
A iniciativa, da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (ABRAPRECI) e do Instituto Vencer o Câncer, tem o objetivo de promover a conscientização sobre fatores de risco, sintomas e formas de prevenção.
O câncer hereditário representa apenas entre 5% e 10% do câncer colorretal; já o esporádico, que resulta da combinação de alteração genética com fatores ambientais, mais de 90%, segundo o oncologista Felipe Moraes, colaborador do Instituto Vencer o Câncer, que participará da ação.
O intestino, conforme vai envelhecendo, vai ganhando rugosidades. Alguns pólipos sofrem processo de mutação e, ao longo de cinco a dez anos, podem dar origem à doença”, afirma. Por essa razão, ele explica que os exames preventivos são indicados a toda a população partir dos 50 anos.
Assintomático em estágios iniciais, o câncer colorretal pode ser prevenido ou identificado precocemente por meio de exames de rastreamento. Entre eles, os mais comuns são o exame de DNA nas fezes, capaz de detectar sangue oculto nas fezes, e a colonoscopia, que identifica e retira lesões pré-malignas do intestino.
Durante a ação deste sábado, que vai das 9h às 17h, profissionais da saúde estarão disponíveis no local. “Se há um câncer cuja prevenção deve ser enfatizada, este é o câncer de intestino. Além da prevenção ser simples, se descoberto no início, as chances de sucesso no tratamento são muito grandes”, afirma a coloproctologia Carmen Manzione.
A réplica do intestino estará localizada próxima à ponte de ferro do Parque Ibirapuera, com acesso pelos portões 3 e 10. A visita é gratuita