Operação Marcapasso investiga esquema de fraude em licitações no TO para adquirir órtese, prótese e materiais especiais de alto custo para o sistema de saúde.
A Polícia Federal apreendeu 100 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai na BR-163, em Mundo Novo, região sul de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (7), durante a Operação Marcapasso para investigar um esquema de corrupção que fraudava licitações no Tocantins. Segundo a polícia, o objetivo era a aquisição de órtese, prótese e materiais especiais de alto custo para o sistema de saúde.
A carga estava sendo transportada em um caminhão-baú conduzido por um homem de 34 anos. De acordo com a polícia, o motorista disse que levaria a mercadoria de Japorã, município a 470 quilômetros da capital sul-mato-grossense, a Lins (SP).
Cerca de 330 policiais federais cumprem mandados judiciais, sendo 12 mandados de prisão temporária, 41 de condução coercitiva contra empresários e 84 mandados de busca apreensão nos estados do Tocantins, Distrito Federal, São Paulo, Goiás, Paraná, Bahia, Ceará, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Todos os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Criminal Federal de Palmas.
A Justiça Federal determinou o bloqueio de mais de R$ 7,2 milhões em bens dos suspeitos. Esta é a soma do dinheiro que eles teriam recebido indevidamente, sendo que R$ 4,5 milhões se referem à proprinas supostamente recebidas por médicos.
PPI