A campanha Novembro Azul que visa conscientizar os homens sobre a necessidade de adotar hábitos de vida saudável e esclarecimentos sobre o diagnóstico e rastreamento do câncer de próstata, é o mês também de conscientização sobre cuidados com saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis e doenças crônicas (diabetes, hipertensão).
Homens, como anda a saúde de vocês? Diversos estudos têm demonstrado que os homens morrem mais precocemente que as mulheres e não costumam fazer os exames preventivos. A maneira com que os homens lidam com a saúde no Brasil é uma questão cultural. Há certa resistência em cuidar da saúde de forma preventiva. Isso gera, consequentemente, um gasto maior por parte dos sistemas de saúde e maior sofrimento físico e emocional, tanto para o paciente, quanto para a família.
Vamos falar de câncer de próstata? A maioria dos brasileiros desconhece a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata, glândula do aparelho genital masculino, localizada abaixo da bexiga e na frente do reto, responsável pela produção de 30% do líquido seminal (esperma). Esse desconhecimento faz com que cerca de 40% dos casos de câncer sejam diagnosticados em fase avançada, geralmente a partir dos 60 anos, reduzindo as chances de cura. É a segunda causa de mortes por câncer no Brasil. Porém, se detectado no estágio inicial apresenta cura em cerca de 70 a 90% dos casos. O câncer de próstata em 80% dos casos cresce lentamente e não causa nenhum sintoma. Em estágios mais avançados, os tumores na próstata podem causar dificuldade para urinar, sensação de não esvaziar a bexiga e presença de sangue na urina.
Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são a idade e o histórico familiar. Portanto, a prevenção é fundamental para o controle da doença
No mais, a prática de hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Uma alimentação adequada e a prática de atividades física podem fazer a diferença.
Homens, tenham atitude e cuidem da saúde! Lembrem-se que cuidar da saúde, de uma forma geral, é fundamental. Melhor que tratar e remediar qualquer problema, é prevenir. Saúde é qualidade de vida e bem-estar.
Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia – CRN3 27940. Escreve para o Dourados News.