Emissões de gases de efeito de estufa no Brasil podem aumentar até 20% devido ao aumento do desmatamento na Amazônia. Governo já havia autorizado tropas das Forças Armadas na região.
O governo federal autorizou o uso da Força Nacional por 20 dias no combate aos incêndios na Amazônia Legal, que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.
A região vem sofrendo uma alta no desmatamento, o que poderá causar aumento das emissões de gases de efeito estufa mesmo com a redução das atividades econômicas devido à pandemia. Segundo um estudo do Observatório do Clima, o aumento previsto é de 10% a 20% no Brasil em 2020 em comparação com 2018, último ano de dados disponíveis.
A portaria com a autorização do uso da Força Nacional foi publicada na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial da União (DOU), com assinatura do ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça. A autorização tem validade imediata até 10 de junho.
A portaria estabelece que o uso da Força Nacional deverá ser planejado em conjunto com as Forças Armadas. Em 7 de maio, o governo do presidente Jair Bolsonaro autorizou o envio de tropas das Forças Armadas para combater incêndios na região.
Nesta quinta-feira (21), a Justiça do Amazonas deu uma decisão que obriga a União a adotar “medidas efetivas e urgentes” para conter a escalada do desmatamento na região. Em nota enviada ao G1, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) disse que já cumpre a determinação e não deu detalhes sobre o cumprimento da determinação.
O G1 questionou novamente o MMA para saber se o envio das Forças Armadas é uma resposta ao cumprimento da decisão judicial, e aguarda retorno.