Cansaço excessivo, dor muscular, ansiedade, sintomas depressivos e dificuldade para dormir são alguns dos indícios relacionados à síndrome
Asíndrome pós-Covid-19 é uma possível complicação do novo coronavírus que está surgindo em alguns pacientes que foram considerados curados da infecção. Ela já foi observada em outras doenças virais do passado, como a gripe espanhola ou a infecção provocada pelo Sars. Causa, principalmente, cansaço excessivo, que pode se manter por vários meses.
Embora pouco se conheça sobre a síndrome pós-Covid-19, várias investigações estão sendo realizadas para entender quais podem ser os efeitos do novo coronavírus ao longo do tempo, mesmo após a cura da infecção.
Como a síndrome acontece
Uma vez que essa condição não se encontra bem estudada, ainda não se conhece a causa exata para o seu aparecimento. No entanto, como os sintomas surgem mesmo depois que a pessoa é considerada curada, é possível que a síndrome esteja sendo causada por uma alteração deixada pelo vírus no corpo.
É provável também que ela seja resultado da “tempestade” de substâncias inflamatórias que acontece durante a infecção. Conhecidas como citocinas, elas podem se acumular no sistema nervoso central e causar os sintomas característicos.
O que fazer para tratar a síndrome