Bebê ficou preso entre o banco da frente e a cadeirinha por mais de três horas até que bombeiros e funcionários da Via 040 conseguissem resgatá-lo.
As equipes de resgate levaram mais de três horas para retirar um bebê que ficou preso às ferragens em acidente que envolveu um carro, um caminhão e uma carreta, no fim da tarde desta segunda-feira (30), na BR-040, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais. Na batida, três pessoas morreram – os pais da criança e um outro motorista. Outro acidente, na manhã desta quinta-feira (31), também deixou três mortos na BR-381, no distrito de Ravena, em Sabará.
O Prisma prata em que estava o bebê ficou irreconhecível, todo retorcido. É difícil imaginar como o menino de 10 meses sobreviveu – ele ficou preso entre o banco e a cadeirinha por mais de três horas, até que bombeiros e funcionários da Via 040 conseguissem resgatá-lo. Foi preciso serrar a lataria.
“Foi um trabalho de três horas para cortar o veículo sem ferir a criança e parte da carga estava sobre o veículo. A criança foi removida para o Hospital João XXIII e foi constatado que nenhum osso foi quebrado”, explicou o policial rodoviário federal Cilas Bernardes.
Mas os pais da criança – Cleber Teles Ribeiro, de 48 anos, e Rita Cristina Batista Mendes, de 38 – morreram no local do acidente. O homem que dirigia um caminhão pequeno, que ficou destruído, também morreu na hora. Ele foi identificado como Cilas Rodrigues Silva, de 41.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos foram atingidos por uma carreta carregada com produtos de limpeza que seguia pela BR-040, na pista sentido Rio de Janeiro.
O motorista que transportava a carga contou à polícia que, na altura de Itabirito, teve que invadir a contramão para desviar de um caminhão-tanque que estava parado em um congestionamento. A falta de sinalização adequada, no trecho em obras, pode ter sido uma das causas do acidente.
“Existe uma obra há mais de seis meses. O congestionamento se forma e nem sempre há uma sinalização adequada para que os motoristas sejam alertados em tempo oportuno”, disse o policial.
A PRF informou que o motorista que provocou o acidente não ficou ferido e que o disco do tacógrafo da carreta, que registra a velocidade, estava vencido.
“É uma infração de trânsito. Ele foi liberado, será aberto um processo, ele deverá ser ouvido ainda naturalmente, ele vai receber um processo por lesão corporal e pela morte das três pessoas”.
No momento desta publicação, a reportagem não conseguiu contato com a Via 040 para falar sobre a sinalização no local do acidente.
Sobre a denúncia de que falta sinalização no trecho onde aconteceu a batida em Itabirito, a concessionária Via 040 informou que o local das obras segue as normas vigentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
A empresa disse ainda que foram instalados supercones e reforço extra com torres de iluminação noturna. Também foram posicionados painéis eletrônicos de mensagem com informações sobre a obra, conforme informou a Via 040.
Três mortos na BR-381
Além da batida na BR-040, as equipes de resgate foram acionadas para outro grave acidente, na manhã desta terça-feira (31), na BR-381. Três pessoas morreram na colisão de um carro, uma carreta-tanque e um caminhão no km 438 da BR-381, no distrito de Ravena, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Cinco equipes dos bombeiros foram para o local.
G1