Com o vírus inativado, a imunização vai ajudar grupos selecionados pelo Ministério da Saúde a evitar a doença e, assim, as complicações que ela pode trazer.
Além de tomar a vacina (para os grupos indicados) e se prevenir contra a transmissão, manter hábitos saudáveis pode ajudar a enfrentar os sintomas e evitar as formas graves da doença.
Como explica a dra. Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, ter hábitos saudáveis fortalece o organismo e melhora as condições de produção dos anticorpos, que vão fazer a proteção contra a doença.
“Muitas pessoas vão ter gripe e não vão ter complicações. E vai ser basicamente quem não tem outras doenças de base e tem uma vida saudável, praticam esporte, tem uma alimentação saudável, ingerem bastante líquido, comem bastante verdura.
Essas pessoas têm um organismo mais em condições de enfrentar uma doença, inclusive a gripe”, detalha a coordenadora.
Alimentação saudável
Helissa de Oliveira Mendonça Moreira, analista técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, explica que uma alimentação adequada e saudável aumenta a imunidade do corpo, contribuindo para a manutenção da saúde.
“O sistema imunológico do nosso corpo tem uma série de reações bioquímicas que dependem de minerais específicos, vitaminas e aminoácidos, assim, uma dieta pobre e incompleta pode não oferecer os nutrientes necessários e as células de defesa de nosso corpo acabam ficando menos eficientes”, alerta.
“As recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira de basear a alimentação em alimentos in natura ou minimamente processados contribuem para o aumento da imunidade do corpo, pois alimentos de origem vegetal costumam ser boas fontes de fibras e de vários nutrientes e alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas e da maioria das vitaminas e minerais de que necessitamos”, completa.
Após o contágio
Se a pessoa já está doente, com uma alguma infecção e com a imunidade baixa, o alerta é ainda maior em relação à alimentação.Nesses momentos, mesmo com a indicação de uso de complementos nutricionais, como a vitamina C, é preciso redobrar a atenção em relação à alimentação, mesmo com apetite em baixa.
“Quando a pessoa está doente é importante manter uma hidratação frequente e aumentar a ingestão de frutas e sucos de frutas naturais ricos em vitamina C, como laranja, limão e acerola, pois essa vitamina fortalece o sistema imunológico.
E é importante lembrar que não recomendável adicionar açúcar aos sucos de frutas naturais”, explica Helissa.
Campanha
A chegada do inverno chama a atenção para as doenças respiratórias, como a gripe. Por isso, o Ministério da Saúde realiza a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que começa no dia 23 de abril e seguirá até o dia 1º de junho, sendo o sábado, dia 12 de maio, mobilização nacional.
Integram o público-alvo da campanha, pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.
Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.
Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, por exemplo.
Fique esperto
Ao contrário de outras campanhas de vacinação, a imunização contra a gripe tem um período determinado. Então, não dá para ficar adiando.
Outros cuidados também são importantes na prevenção da gripe, porque evitam a transmissão dos vírus.
Confira:
- Cubra o nariz e a boca enquanto espirra ou tosse;
- Evite tocar a boca e o nariz;
- Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70%;.
- Melhore a circulação de ar abrindo as janelas;
- Evite muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas;
- Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.
Por Saúde Brasil