De acordo com um estudo publicado on-line em 3 de outubro no periódico Menopause, a percepção de estresse e alguns sintomas gastrointestinais estão associados a sintomas da menopausa.
Dra. Ieva Brimienė, da Universidade de Vilnius, na Lituânia, e colegas avaliaram a relação entre sintomas da menopausa, sintomas gastrointestinais e estresse em mulheres desde a pré‑menopausa até a pós‑menopausa. A análise incluiu resultados do levantamento sobre 693 participantes.
Os pesquisadores observaram que a pontuação total do Questionário de Qualidade de Vida Específica da Menopausa (Menopause-Specific Quality of Life Questionnaire, MENQOL) aumentou a depender dos estágios do envelhecimento reprodutivo e se correlacionou positivamente com as pontuações da Escala de Estresse Percebido (Perceived Stress Scale, PSS) (r = 0,47).
Foi observada uma associação significativa entre idade, estágio reprodutivo, índice de massa corporal (IMC), pontuação da PSS, diagnóstico de depressão ou transtorno de ansiedade, atividade física e frequência de dejeções com a pontuação total do MENQOL.
A pontuação da PSS e o diagnóstico de depressão ou transtorno de ansiedade foram associados a pontuações maiores em todos os domínios do MENQOL, exceto sexual. Os itens vasomotores foram associados à atividade física e aos valores da escala da forma fecal de Bristol.
Os domínios psicossocial e sexual foram afetados independentemente pela frequência de dejeções, enquanto os sintomas físicos foram associados ao IMC, atividade física e frequência de dejeções.
“Esse estudo mostra uma possível associação entre hábitos intestinais e sintomas da menopausa. Esses achados destacam como a perda de estrogênio no momento da menopausa pode afetar vários sistemas corporais e resultar em inúmeros sintomas que podem estar inter‑relacionados”, disse a Dra. Stephanie Faubion, diretora médica da North American Menopause Society, em uma declaração.
“Os mecanismos fisiológicos subjacentes a essas associações permanecem incertos e exigem estudos adicionais.”
Texto publicado originalmente em MANUAL NSD