Relato secreto vazado pelo Wikileaks indica que guerra no Leste Europeu pode ter sido plano arquitetado pelas autoridades norte-americanas
Joe Biden e Vladimir Putin (Foto: Reuters)
Alguns jornalistas, inclusive no campo progressista, trocam ofensas para que veja prevalecer a sua narrativa sobre a guerra na Ucrânia.
Um erro e perda de tempo. Opinião é muito mais a expressão de cultura e preconceitos do que de conhecimento. Troca de ofensas só produzirá um resultado: o rompimento de laços de amizade ou de coleguismo. Não alterará a visão de quem pensa diferente.
A má notícia para quem, por ingenuidade ou não ou direta ou indiretamente se rendeu à propaganda dos EUA e seus aliados na Otan, é que as informações não os favorecem.
Um telegrama vazado pelo Wikileaks revela que, desde 2008, os EUA sabiam que estimular a entrada na Ucrânia na Otan desencadearia uma reação enérgica da Rússia.
Fonte: 247
Joaquim de Carvalho
Colunista do 247, foi subeditor de Veja e repórter do Jornal Nacional, entre outros veículos. Ganhou os prêmios Esso (equipe, 1992), Vladimir Herzog e Jornalismo Social (revista Imprensa). E-mail: joaquim@brasil247.com.br