Sintomas como problemas intestinais, inflamação, fadiga, acne e desejo por doces são comuns nesta época do ano em que fugimos dos hábitos naturais e reduzimos os cuidados na alimentação.
Em épocas de festas e férias, temos uma tendência natural a sair da rotina e diminuir os cuidados com a alimentação. Além disso, o próprio ambiente, hoje, é cheio de toxinas e fatores estressores. Essa sobrecarga pode acarretar em sintomas como: problemas intestinais, inflamação, fadiga, acne e desejo por doces, principalmente.
Por isso, o inicio do ano e a volta à rotina é uma época propícia para uma detoxificação, ou como é mais conhecido, um detox. Ele pode ser feito sempre que esses sintomas aparecerem. Mesmo com nossos melhores esforços para viver uma vida saudável, é praticamente impossível evitar todas as toxinas. Além disso, algumas pessoas possuem alterações genéticas individuais que diminuem essa tolerância à toxinas.
Um exemplo são as alterações no gene MTHFR (enzima que atua no metabolismo do ácido fólico), que provocam alterações no processo de metilação do nosso DNA, e inibem a capacidade do corpo de lidar com toxinas. Algumas dicas para evitar o acúmulo de toxinas no organismo são associadas à um retorno ao que é natural. Hoje, há uma forte tendência de procurar tanto produtos em geral quanto alimentos o mais naturais possíveis, sem substâncias tóxicas ao organismo. Por isso, confira sete dicas para você ter uma vida mais leve e saudável:
Controle a inflamação
Para isso a recomposição da microbiota intestinal é fundamental e uma dieta livre de alimentos industrializados, com corantes, açucares refinados, e gorduras trans. Nesses momentos o glúten e a lactose também podem aumentar a inflamação, principalmente para pessoas intolerantes. As fibras e os alimentos fermentados são ótimos aliados da microbiota intestinal.
Procure produtos de beleza com selo verde ou naturais
A maioria dos cosméticos possuem inúmeros produtos químicos e até mesmo metais pesados. Uma grande tendência é utilizar shampoos, sabonetes e cosméticos de base vegetal e óleos essenciais naturais são ótimos e ainda podem ter propriedades terapêuticas.
Consuma vegetais de folhas verdes
O folato, que é encontrado em verdes como couve, couve, acelga e espinafre, é necessário para a metilação. Certifique-se de que esteja se alimentando de muitos vegetais nutritivos todos os dias. Podem ser consumidos crus, em sucos verdes ou cozidos de preferencia no vapor.
Consuma alimentos ricos em enxofre
Repolho, brócolis, couve-flor, cebolas, alho, cogumelos e aspargos também dão um suporte para a metilação.
Consuma alimentos funcionais
Alho, salsa, coentro, cúrcuma, espirulina, clorela, frutas vermelhas, chá verde, chá de hibisco e etc.
Beba água
A hidratação adequada é fundamental para o processo de detoxificação.
Medite
Diversos estudos indicam que a meditação possui inúmeros benefícios para saúde e pode ajudar a diminuir o risco de diversas doenças crônicas.
Aproveitar esse novo ciclo para realizar uma limpeza no organismo é extremamente benéfico. Assim, será possível iniciar as atividades do novo ano com mais energia, saúde e disposição.
globo/saude