Não basta apenas cuidar da dieta e caprichar na academia. Ter um abdômen definido depende de um conjunto de hábitos
Dieta seguida à risca e treino não são garantia de uma barriga reta ou até mesmo com os músculos salientes. Se você faz tudo isso, mas não bebe água suficiente ou não liga para o bom funcionamento do intestino, por exemplo, o erro pode estar justamente aí. Veja quais são os cinco hábitos que te impedem de conquistar o desejado “tanquinho” e o que pode te deixar mais perto dele.
Cuidado com os excessos alimentares
Fazer tudo certinho durante a semana e achar que no fim de semana vale tudo, pode boicotar todo o seu esforço na academia e com a dieta. Segundo o nutrólogo Carlos Reginato, os grandes vilões são doces e frituras.
— É preciso um conjunto de fatores para ter uma “barriga reta”. Combinar corpo, mente e espírito para ter qualidade de vida é o segredo para o sucesso.
Não beba durante as refeições
O ideal é ter uma boa hidratação durante o dia, mas não comer junto com a comida.
— Caso surja uma necessidade de líquidos durante uma refeição rica em alimentos “secos”, aí uma ingestão moderada de água pode ser feita (aproximadamente 50 ml). Hora de comer é para comer.
Preste atenção no funcionamento do intestino
Fazer tudo certinho e não cuidar do intestino também é um grande erro. O dr. Carlos Reginato explica que é no intestino que acontece toda a absorção de nutrientes e, quando o funcionamento está prejudicado, a barriga incha.
— Tenha uma hidratação adequada com água mesmo, pratique exercícios, tente controlar o estresse, coma fibras naturais presentes nas frutas e verduras. E não adianta fazer uma e não seguir a outra. Todas têm de ser praticadas
Como muita fibra, mas não vou ao banheiro. O que pode ser?
Consumir fibras em excesso e não se hidratar pode comprometer o bom funcionamento do intestino.
— O excesso de fibra sem hidratação piora a função intestinal, pois as fibras são hidrofílicas, elas atraem água… e precisam de água para ajudar o intestino funcionar. Se não tiver água suficiente, as fibras irão ressecar o bolo fecal e o intestino pode “travar”
Cuide da saúde mental
O dr. Carlos Reginato explica que a chave para conseguir bons resultados com dieta e exercícios é alinhar corpo e mente.
— Se o objetivo é secar, queimar gordura, é preciso primeiro retirar tudo o que todos sabem que engorda, como doces, frituras, sorvetes, refrigerantes e bebida alcoólica. Mas para ter um resultado pleno, é necessário prestar atenção na saúde mental. O controle do estresse é fundamental para conquistar o objetivo
A personal Marina Haddad conta que para conseguir aqueles “gominhos” é importante fazer exercícios que utilizem peso. Muitas repetições ajudam no fortalecimento.
— Importante salientar que em ambas as situações o ideal é também fazer exercícios que ativam o core (musculatura profunda do abdômen)
Não tem um exercício específico para ter a barriga definida. Quanto menos gordura, mais aparente ficam os músculos.
— Exercícios aeróbicos (como spinning, corrida, bike, escada) são bem-vindos, aliados aos abdominais. A metodologia utilizada nos exercícios aeróbicos também fará toda diferença: treino contínuo, intervalado ou HIIT [treinamento de alta intensidade], por exemplo.
Para variar no abdominal, atividades como yoga e lutas atingem diretamente a musculatura da região