Brincar é fundamental para o bem-estar e o desenvolvimento de qualquer criança. Quando as crianças brincam, elas desenvolvem suas habilidades de várias maneiras.
Pensam, resolvem problemas, expressam-se, movem-se, cooperam, apelam para suas impressões e exercitam sua consciência moral.
Nos primeiros anos de vida, as crianças exploram ou brincam fazendo as mesmas coisas repetidas vezes.
Os bebês, por exemplo, pegarão blocos, os manipularão e os levarão às suas bocas. Algumas vão construir torres com seus blocos apenas para derrubá-los.
Esse treinamento repetido permite que eles aprendam e desenvolvam sua autoconfiança.
As crianças aprendem quais são os objetos e o que podem fazer com eles. Eles começam a entender seu universo.
Para crianças pequenas, brincar é uma maneira natural de aprender. Está se aproximando da maneira como aprendemos na vida cotidiana.
Em vez de integrar um conceito de cada vez, como na sala de aula, as criançasdevem aprender e usar várias ideias e objetos ao mesmo tempo.
Brincar é também combinar o útil com o prazeroso. O jogo deixa as crianças felizes, o que torna a aprendizagem mais fácil e mais eficaz.
Jogar para Fingir
- À medida que crescem, as crianças brincam fingindo e mostram o que sabem. Por exemplo, quando eles usam um bloco no ouvido e dizem: “Olá! Eles mostram que um objeto pode ser um telefone “para o riso” e que um telefone é usado para falar com as pessoas.
Quando decidem construir um castelo, precisam pensar em como alcançar seu objetivo. Eles devem, portanto, ser criativos e capazes de resolver problemas.
Quando fingem, as criançasentendem o mundo experimentando coisas que aprenderam e viram e refletindo sobre suas impressões.
Eles “classificam” entre imaginação e realidade. Apenas observando seu pequeno jogo, você pode aprender muito sobre como ele se sente e o que ele pensa.
Mais ou menos na mesma época em que começam a escola, as crianças começam a brincar de jogos governados por regras, às quais devem se curvar. Isso os encoraja a usar estratégias, lógica e seu julgamento moral.
Jogos de mesa, jogos de cartas e esportes de equipe, todos têm regras. Eles ajudam as crianças a aprender a se revezar, negociar, resolver problemas e conviver com os outros.
É muito importante que, as os pais introduzam na vida das crianças brincadeiras que ajudarão no desenvolvimento do filho.
Separamos algumas brincadeiras muito interessantes que poderá ajudar e muito. Vamos ver juntos quais são elas.
Jogos de Cartas de 02 – 10 anos: Esses jogos contém grande importância no desenvolvimento da memória da criança.
Jogos de memória como o nome já diz, ajudará seu filho a memorizar elementos e longo prazo. Certamente o ajudará bastante na escola.
Torre de Lucas de 04 – até a fase da adolescência: A Torre de Lucas tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.
Sua citação mais famosa recentemente foi no filme Planeta dos Macacos: a origem, quando a chimpanzé “Olhos Brilhantes”, mãe do chimpanzé Cesar, completa uma Torre de Hanói de 4 peças.
O jogo consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo.
O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação.
Jogo dos 7 erros de 04 – 12 anos:
Um jogo muito interessante que consiste na observação, calma e concentração. Muitas vezes não damos valor a coisas simples, mas elas podem ajudar e muito. Este jogo ajuda na capacidade de observação das crianças e aumenta a concentração.
Jogos de Relacionar Objetos de 02 – 07 anos: Esse jogo desperta a lógica. Neste caso a criança terá que relacionar objetos uns com os outros, exemplo: Pincel com o pintor; o cerrote com a madeira e por aí vai…
Nos Aplicativos:
Jogos de Matemática de 02 – 08 anos: é impossível falar em jogos sem mencionar os aplicativos para smarth e tablets.
Mas, que proveito se pode ter disso? Os jogos de matemática estão disponíveis para todas as idades e são ótimos para desenvolver o raciocínio lógico e a concentração.
Idiomas de 02 – 12 anos: Aprender um novo idioma é muito importante para uma criança. Existem várias possibilidades para todas as idades e podem aprimorar e muito o conhecimento das crianças.
Lógica 02 – 10 anos: Essas brincadeiras são divertidas e desempenham um papel fundamental no raciocínio.
Muito indicado pelos pediatras e educadores, essas brincadeiras podem ajudar a criança a pensar de forma racional.
Existem outras brincadeiras como: Jogos de tabuleiros, de mesa, de mimicas que sem dúvidas irão ajudar a criança a se desenvolver e aproxima-las do convívio social. Invista em brincadeiras sadias para as crianças pois será um grande investimento!
FONTE: Cura Natural Online