Entenda os benefícios dos esportes para o desempenho cognitivo e social. E confira 5 livros sobre oportunidades que o esporte proporciona
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE 2022 apontam que cerca de 47% dos brasileiros são sedentários, quando segmentado para os jovens, o percentual é de 84%.
A prática das atividades promove melhoria da saúde quando realizada regularmente. Porém, muito se ouve que o esporte está ligado à atividade física e bem-estar. Entretanto, há aqueles que envolvem destreza e estratégia como o xadrez e, atualmente, os e-sports (esportes eletrônicos).
Para incentivar a atividade física, o Dia Nacional do Esportista (19 de fevereiro) foi fundado para combater o sedentarismo e promover o bem-estar físico.
A data, criada a partir da Lei nº 8.672, de 6 de julho de 1993, e conhecida como “Lei Zico”, tem como objetivo incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte, como meio para o desenvolvimento de uma vida mais saudável.
É conhecido o fato de que o exercício físico, juntamente com uma boa alimentação, é recomendado por especialistas em saúde e bem-estar para manter uma boa qualidade de vida e um dia a dia mais ativo. Mas, para além do corpo, o esporte pode ser benéfico também para a cabeça.
Concentração, paciência, cooperação e fortalecimento muscular são algumas das várias vantagens que a prática pode garantir para a vida. E para quem acredita que o esporte tem a nos ensinar apenas dentro das quatro linhas de um campo ou quadra de esportes, está enganado.
Desempenho escolar é maior entre quem pratica atividades
Diferentemente do que a efeméride leva a acreditar, o esportista não é apenas aqueles que jogam profissionalmente como Cristiano Ronaldo, Guga, Marta Vieira, entre outros, mais para todos que praticam um esporte e o apreciam.
“O esporte vai além do bem-estar físico, ele promove diversos benefícios como desenvolvimento do pensamento crítico, coletividade, disciplina, foco que refletem positivamente no desempenho acadêmico do aluno. Os estudantes esportistas dispõem de senso de trabalho em grupo, empatia, colaboração, resiliência em momentos desafiadores e consequentemente autoconfiança”, explica Juliana Frigerio, diretora acadêmica da WorldEd School.
Segundo ela, cada vez mais o mercado de trabalho e as novas oportunidades profissionais estão exigindo longas horas em frente ao computador, bem como desempenho de multitarefas como reuniões, apresentações, criatividade e solução de problemas, e essas demandas exigem que o corpo mantenha a sua sintonia com a mente.
Estudos mostram que a atividade física é um hábito que deve ser desenvolvido desde a infância e adolescência, para que na fase adulta se torne parte da rotina não como uma obrigação, mas como uma necessidade fisiológica primordial ao equilíbrio do corpo e da mente para lidar com os desafios do cotidiano familiar e profissional
O estudo realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, afirma que crianças e adolescentes que praticam esportes com frequência, têm desempenho 20% superior aos alunos sedentários. Isso deve-se pelo aumento de habilidades cognitivas, estas ligadas ao processo de construção do conhecimento em que é necessário um conjunto de capacidades mentais desenvolvidas ao longo dos anos, como memória, atenção, linguagem, criatividade e planejamento.
Frigerio ressalta que o exercício físico impacta diretamente no equilíbrio emocional do aluno, estimulando a produção de endorfina, que é o chamado hormônio do prazer e da felicidade tão importantes na mudança hormonal da adolescência.
“A falta de exercícios ao longo da pandemia mostrou clara sua relação com a saúde mental e física, foi observado grande aumento de crianças e adolescentes com questões emocionais graves como ansiedade, depressão e até síndrome do pânico”, disse Frigerio.
A prática de atividades físicas faz parte, inclusive, da vida dos jovens que se dedicam ao esporte da categoria de gamers. Em 2020, o estudo realizado pela Universidade McGill no Canadá aponta que os jogadores de e-sports que praticam atividades físicas têm melhor desempenho nas partidas, evidenciando a importância dos exercícios.
4 benefícios dos esportes para o desenvolvimento cognitivo e social
No Brasil, em 2022, a Comissão de Educação (CE) aprovou a inclusão da prática de esportes nas escolas como uma das diretrizes da educação brasileira e um dos direitos dos alunos, visando o reforço às estratégias para a reabilitação da Covid-19. Nesse cenário, a diretora acadêmica da WorldEd School, separou 4 benefícios ao desenvolvimento cognitivo e emocional ao se realizar esporte para os estudos:
-
Senso de ética: Todos os jogos têm suas regras e com elas, o jovem entende o certo e errado, têm disciplina, respeito aos colegas, aos adversários e às figuras de autoridade;
-
Inteligência emocional: Aprender a lidar com frustrações faz parte do esporte quando se perde, além disso, possibilita entender os seus potenciais e pontos a melhorar, influenciando no desempenho;
-
Saúde mental: Como comentado anteriormente, a prática de atividades físicas melhora a saúde mental, pois diminui o nível de estresse e ansiedade, o que previne de doenças mais graves como depressão;
-
Pensamento crítico e analítico: Diante de uma jogada, o estudante conseguirá ver os pró e os contras, quais são as melhores estratégias que podem ser tomadas para ganhar a partida. O exercício do pensamento crítico e analítico será realizado de forma orgânica e passará a fazer parte do dia a dia do aluno.
Ao finalizar, Juliana Frigerio explica que os esportes são mais essenciais para o dia a dia do que as pessoas normalmente imaginam. As habilidades desenvolvidas em jogos em geral são bases essenciais para o estudante se destacar e saber lidar com os desafios da fase adulta. Nos Estados Unidos, o investimento em esportes e no equilíbrio emocional dos atletas é feito desde a infância.
5 apps que podem te ajudar na rotina de exercícios
Praticar esportes é com certeza uma das melhores formas de ter mais disposição para lidar com o dia a dia. Além disso, manter o corpo ativo é importante não apenas para o físico, mas também para o autocuidado com a saúde mental. Praticar esportes contribui para regular o sono, auxilia no controle da ansiedade e do estresse e diminui riscos de doenças a longo prazo.
A tecnologia pode ser uma grande aliada do esporte e ajudar a intensificar resultados dos treinos e a manter a saúde do corpo. Através de aplicativos, é possível melhorar o desempenho na prática esportiva, monitorar aspectos físicos, controlar partidas e mapear trajétos. Conheça 5 apps que irão te ajudar na rotina de exercícios:
-
Betterfly
A startup Betterfly oferece ao mercado corporativo uma solução digital que estimula os usuários a cuidarem de sua saúde mental, física e financeira.
Ações saudáveis se refletem não só no seu próprio bem-estar como são convertidas em doações para diversas causas sociais. Os colaboradores têm acesso, via app, a uma série de benefícios como telemedicina, psicologia, nutrição, educação financeira, fitness e meditação, entre outros.
A plataforma transforma os hábitos saudáveis dos usuários – como dançar, meditar, passear com o cachorro – em moedas virtuais que são revertidas em água potável, mudas de árvores para reflorestamento ou pratos de comida e, ao mesmo tempo, aumentar a cobertura do seguro de vida, sem nenhum custo.
Ou seja, a prática esportiva é convertida em doações para causas sociais e ambientais, impactando positivamente o usuário e também a sociedade.
-
Sleep Cycle
O aplicativo Sleep Cycle, traz como um de seus diferenciais a promessa de que o usuário acorde mais disposto, sem fazer o uso de smartband, e por meio de uma tecnologia patenteada que reduz traumas no começo do dia. O app é capaz de analisar o comportamento de sono do usuário através do microfone do celular.
O algoritmo do aplicativo tem a capacidade de, após alguns dias de aprendizado dos seus padrões, detectar as fases leve, média, e profunda de sono.
Como cada uma delas ocorre várias vezes na mesma noite, o Sleep Cycle promete te despertar apenas quando você estiver na fase mais leve, que é quando ficamos com a sensação de um despertar mais tranquilo e menos trabalhoso. Sendo assim, para quem tem dificuldade de acordar para praticar exercícios, esse aplicativo é uma boa pedida para auxiliar na prática de exercícios diariamente.
-
Strava
O Strava é um aplicativo de corrida, ciclismo e treino, no qual é possível compartilhar suas conquistas e incentivar outras pessoas, possibilitando também que as mesmas comemorem com você.
Ele possui mais de 30 esportes, e é possível acompanhar a evolução do seu condicionamento físico, por meio de metas, diário de atividades, e análises personalizadas para você entender melhor como está se saindo.
Além disso, ele trás também algumas dicas, como recomendações inteligentes de rota, ou possibilitando que você mesmo personalize o caminho que deseja percorrer. Utilizar o Strava é um ótimo meio de iniciar uma rotina de exercícios, ser motivado por outras pessoas, e se inspirar em quem já está praticando a mais tempo.
-
Freeletics
O aplicativo funciona como uma plataforma de treinos curtos, eficazes e personalizados, criado com o intuito de intensificar a atividade física ao decorrer do tempo.
Além disso, você também recebe uma orientação nutricional, apoio de outros atletas, e treinos divididos de acordo com o seu interesse, como corridas, força e resistência, treinos de 15 minutos, e uma infinidade de opções.
Com a correria do dia a dia, ir à academia nem sempre é uma opção, por isso, os treinos oferecidos pelo aplicativo podem ser feitos no conforto de sua casa. Baixar o Freeletics é uma boa opção para começar aos poucos e treinar no conforto da sua casa com o suporte de uma academia.
-
Nike Training Club
O aplicativo desenvolvido pela marca de artigos esportivos Nike, oferece diversos tipos de treinos, desde o iniciante ao avançado, tudo gratuitamente. As modalidades variam desde força e cardio, a sessões de yoga e mobilidade. Ademais, os exercícios são separados em categorias que abrangem tipos de treinos com ou sem equipamentos, curtos e para atletas.
É possível criar um plano de treino individual e personalizado, de acordo com seu objetivo e disponibilidade. Trazer o Nike Training Club para o seu dia a dia é uma ótima forma de iniciar seus treinos, começando moderadamente e podendo observar seus resultados a longo prazo. Sem contar também que é um aplicativo intuitivo e de fácil manuseio.
5 livros gratuitos sobre os benefícios dos esportes
Que tal conhecer um pouco mais sobre o tema pelas páginas de um livro? Os aprendizados tirados de uma boa história podem ser levados para dentro do esporte. E em apoio a essa data especial, a BibliON – biblioteca digital gratuita de São Paulo, disponibiliza obras para que os interessados possam conhecer mais sobre o esporte no Brasil e ao redor do mundo.
Esporte, um palco para a vida – Cristiana Pinciroli
O esporte inspira a superar limites, vivenciar desafios e desenvolver habilidades emocionais que podemos replicar em diferentes esferas da vida. Esporte, um palco para a vida não é apenas uma inspiração, é um guia para que você aplique esses ensinamentos para evoluir em sua jornada de autodesenvolvimento e transforme positivamente a sua vida!
Você vai aprender como pai e filha aplicaram os aprendizados do esporte para obterem sucesso no mundo corporativo e na vida pessoal, através das histórias de Cristiana Pinciroli – capitã da Seleção Brasileira de Polo Aquático por treze anos, jogadora profissional na Itália e eleita entre as sete melhores jogadoras do mundo – e de seu pai, Pedro, atleta olímpico de polo aquático, e que dirigiu um dos maiores grupos de comunicação da América Latina.
Além de seu porta-retrato de família repleto de medalhas, Cristiana mergulhou em relatos de outros atletas e técnicos de destaque mundial e acadêmicos, médicos e psicólogos de destaque, coordenando harmonicamente histórias inspiradoras e uma sustentação científica que projeta o potencial humano a uma vida de realizações e felicidade.
Gestão do esporte Discussões introdutórias e essenciais – Roger Luiz Brinkmann
Essa é uma coletânea com o registro dos ensaios escritos pelo autor no período de abril de 2020 e fevereiro de 2021 e publicados no canal ‘Gestão em Jogo’. Cada capítulo da obra (formada por 19) trata de maneira específica o tema central que é a gestão do esporte no Brasil e seus desafios.
Além da questão da gestão e administração no esporte, temas mais delicados como racismo no esporte, política e esporte e responsabilidade social das organizações esportivas, também são abordados ao longo da obra. Trata-se de um livro para os estudiosos e amantes do esporte.
O esporte paraolímpico no Brasil Profissionalismo, administração e classificação de atletas –
Renato Francisco Rodrigues Marques
Esta obra é uma homenagem ao Esporte Paralímpico e à sociedade brasileira, pois retrata, de maneira cuidadosa e significativa, a relação entre o esporte e a sociedade contemporânea, propiciando a nós, leitores, acesso ao conhecimento teórico sobre esse grande fenômeno cultural e, o mais importante, inspiração para novas reflexões.
100 histórias dos jogos olímpicos – Mustapha Kessous
Em 100 histórias dos Jogos Olímpicos, Mustapha Kessous faz um apanhado das grandes histórias e curiosidades das Olimpíadas modernas.
Mais do que uma coletânea de vitórias e de fracassos, o autor traz os importantes acontecimentos sociais que fizeram parte da maior competição esportiva do planeta, como a superação de preconceitos contra negros e mulheres, as agitações geopolíticas, os casos de doping e a polêmica interferência da tecnologia.
Nesse prazeroso texto, podemos conhecer 100 desses momentos, conhecidos ou esquecidos, que estão aqui reunidos neste livro que traz prefácio à edição brasileira de Walter de Mattos Jr. e de Daniel Bortoleto, e posfácio do campeão olímpico Lars Grael, oferecendo também um rico panorama da história dos jogos sob o contexto brasileiro.
Aspectos Multidisciplinares das Artes Marciais – Marcelo Moreira Antunes
A obra ‘Aspectos Multidisciplinares das Artes Marciais’ reúne diversos estudos sobre esse tema, em suas inúmeras dimensões.
Ao longo de dez capítulos, os autores selecionados por Carla Carvalho Iwanaga e Marcelo Moreira Antunes discorrem sobre a relação das artes marciais com suas respectivas áreas, que vão desde saúde até filosofia. Nesse sentido, o livro é indicado a profissionais e estudantes da área da saúde e demais interessados em lutas e esportes de combate.
Como acessar a Biblion
Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. O usuário pode fazer empréstimos de até duas obras simultâneas, por 15 dias.
A BibliON permite, ainda, ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios.
O sistema de busca permite a utilização de diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título. É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.
Texto publicado originalmente nosite de notícias Vida e Ação