Cogumelos
O site da Women’s Health diz que os cogumelos têm sido associados cientificamente a um poderoso reforço do sistema imunitário, uma vez que ativam as células que combatem a inflamação.
Cereais integrais
Trocar os cereais refinados pelos cereais integrais, pois esses ajudam o organismo a proteger-se contra potenciais agressões externas.
Reduzir o stresse
Outro passo é reduzir o stresse para fortalecer o sistema imunitário. O stresse é capaz de alterar os estados de humor e causar depressão ou ansiedade, que afetam diretamente o sistema imunitário, e são capazes de danificar a resistência desse sistema e aumentar as probabilidades de contração ou desenvolvimento de doenças.
Ouvir música
Este hábito simples e prazeroso pode ser uma ótima forma de baixar os níveis de cortisol, e assim melhorar a saúde e ter um sistema imunitário mais forte.
Meditação
Outra excelente forma de diminuir o nível de stresse é meditar todos os dias.
Banho frio
Terminar o banho com água fria ajuda o organismo a resistir a gripes.
Contato com a Natureza
Passar mais tempo junto da natureza ajuda a inspirar um ar de melhor qualidade e a manter a mente “livre”, e com isso melhorar o sistema imunitário.
Imagens de doentes
Também pode fortalecer o sistema imunitário com o simples hábito de ver imagens de pessoas doentes, pois o sistema imunitário ativa os mecanismos de defesa quando a pessoa pensa que está à mercê de potenciais bactérias, vírus e germes.
Exercício físico
O exercício físico regular beneficia diretamente o sistema imunitário e também ajuda a reduzir a sua deterioração natural relacionada com a idade.
Vitamina C
É o nutriente mais importante para o sistema imunitário, aumenta a produção de células que combatem infeções no sangue e reduz o risco de contração de vírus que podem entrar nas células.
Vitamina E
Estimula a produção de células que combatem os germes, as bactérias e o cancro, e protegem o corpo dos poluentes ambientais.
Carotenoides
São ricos em betacaroteno e encontrados em alimentos como damasco, pêssego, melancia, milho, nabo, couve, batata, abóbora, beterraba, brócolos e aspargos. Esses alimentos contêm antioxidantes, que ajudam a reparar as células danificadas pelos radicais livres.
Selénio
Pode ser encontrado no atum, carnes, cereais integrais, nozes, entre outros. A fibra encontrada nesses alimentos ajuda o corpo a desfazer-se das toxinas, através do fígado, fortalecendo o sistema imunitário.
Zinco
Pode ser encontrado em produtos lácteos, frutos secos, mariscos, carnes vermelhas, feijões e cereais integrais. O zinco é muito importante no melhoramento das funções das células T, que são vitais na identificação de antigénios e que informam o sistema imunitário da presença de invasores nocivos no nosso corpo.
Sushi e sashimi
O sushi, quando o protagonista é o salmão, é um alimento anti-inflamatório e rico em carotenoides.
Não ficar muito tempo exposto ao sol
É importante que o corpo se nutra de vitamina D, que o próprio sol nos ajuda a sintetizar. Porém, se apanharmos sol em excesso, além de causar envelhecimento da pele, também pode contribuir para que desenvolvamos cancro e também pode debilitar o sistema imunitário.
Vitamina A
Esta vitamina, além de fortalecer o sistema imunitário, ajuda a conservar os dentes, a pele, os tecidos moles e ósseos. Também estimula a visão.
Dormir bem
O descanso é vital para o corpo e a mente. Por isso, durma pelo menos de seis a oito horas diárias, já que o sistema imunitário produz algumas células durante o repouso.
Nada de bebidas alcoólicas
O álcool contém metabolitos chamados aldeídos, que fazem mal ao sistema imunitário e tornam o organismo mais vulnerável a doenças.
Deixar de fumar
O cigarro tem um efeito semelhante ao do álcool, pois também afeta o sistema de defesa e predispõe o corpo a doenças do sistema respiratório (como a pneumonia e a bronquite).
Rir mais
Existem muitos estudos que relacionam a risada ao sistema imunitário e ao incremento de anticorpos.
Frutos vermelhos
Mirtilo, framboesa, amora e cereja são alguns dos alimentos mais ricos em antioxidantes e devem entrar na dieta para fortalecer o sistema imunitário.
Coco e óleo de coco
São excelentes fontes de ácido láurico, um tipo de gordura que é convertida em monolaurina no intestino. A monolaurina tem propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas.
Alho
Quando consumido ainda cru, tem ação antimicrobiana e é um dos melhores alimentos para fortalecer o sistema imunitário.
Chocolate negro e vinho tinto
Em pequena quantidade, esta dupla contem antioxidantes que reduzem as inflamações.
Gengibre e açafrão
Estes alimentos possuem ação anti-inflamatória.
Vida sexual
Um estudo da Wilkes University, nos Estados Unidos, analisou os hábitos sexuais de estudantes universitários e descobriu que aqueles com vida sexual mais ativa apresentavam maiores concentrações de imunoglobulina A na saliva.
Chá
Um estudo divulgado no Proceedings of the National Academy of Sciences demonstrou que algumas substâncias encontradas no chá podem ajudar a melhorar a resposta imunológica contra infeções.
Um limite no café
Também é importante limitar o consumo de café, pois a acidez da bebida pode dificultar a absorção de nutrientes no intestino.