De acordo com a professora Eliete M M Fagundes, esta é a primeira lei da Homeopatia.
Ela explicou que, mesmo a Homeopatia sendo preventiva, é necessária a avaliação do paciente nos níveis mental e emocional, a fim de se tomar conhecimento sobre as características, que são os sintomas estranhos, raros, peculiares que identificam a similitude do medicamento: “a desarmonia se cura com uma vibração semelhante àquela que causou”, informou a professora, lembrando que Hipócrates já tratava os doentes dessa forma.
Assim sendo, referiu que o remédio homeopático deve ser o mais semelhante possível para poder ter uma ressonância e, assim, conseguir o reequilíbrio das predisposições.
A HOMEOBRAS é uma empresa criada pela prof. Eliete M M Fagundes para maior divulgação e implementação da homeopatia no Brasil e a nível mundial.
Desde 1989 vem pesquisando assuntos inéditos mundialmente como o uso da homeopatia nos ecossistemas em geral e começou a implantar paulatinamente, através de cursos em todo o Brasil, o emprego dos remédios homeopáticos, principalmente, na agricultura e despoluição das águas e solos.
Hoje, existem inúmeras pesquisas científicas com este tema em várias universidades brasileiras e algumas europeias.
É tecnologia de ponta que tem por objetivo básico diminuir o uso indiscriminado de agrotóxicos e substâncias químicas nas plantas, solos e águas para consumo humano e nascentes em geral.