A professora Eliete M M Fagundes responde que a Homeopatia visa, acima de tudo, a identificar as principais características da personalidade da pessoa, como ela se manifesta no mundo e suas tendências herdadas a algum tipo de adoecimento.
De acordo com ela, o homeopata associa essas informações a uma substância homeopática que tenha o maior percentual de similitude possível com o indivíduo. Assim sendo, a professora sugere que o homeopata siga os princípios de Hahnemann, que corresponde ao tratamento integral e, principalmente, ao equilíbrio das predisposições hereditárias das pessoas.
A partir de então, explicou que tem início aí o processo de harmonização sempre visando à “limpeza” (de dentro para fora) destas memórias.
Desta forma, a professora Eliete explicou que cada célula identificará, em suas várias dimensões, aquelas informações menos positivas que não lhe agregam saúde e fazem adoecer, levam a compulsões de vícios ou alimentares, ou seja, maus hábitos, que não pertencem diretamente àquele indivíduo, mas a herança mitocondrial e a epigenética dos seus antepassados.
Ela lembra que a Homeopatia, numa primeira instância, pode levar a uma exoneração, tanto física ou emocional como mental, de acordo com a predisposição de cada um.
A HOMEOBRAS é uma empresa criada pela prof. Eliete M M Fagundes para maior divulgação e implementação da homeopatia no Brasil e a nível mundial.
Desde 1985 vem pesquisando assuntos inéditos mundialmente como o uso da homeopatia nos ecossistemas em geral e começou a implantar paulatinamente, através de cursos em todo o Brasil, o emprego dos remédios homeopáticos, principalmente, na agricultura e despoluição das águas e solos.
Hoje, existem inúmeras pesquisas científicas com este tema em várias universidades brasileiras e algumas europeias. É tecnologia de ponta que tem por objetivo básico diminuir o uso indiscriminado de agrotóxicos e substâncias químicas nas plantas, solos e águas para consumo humano e nascentes em geral.