A professora Eliete M M Fagundes responde que a anamnese é realizada somente por meio da observação, da escuta, da pesquisa repertorial e da Matéria Médica, utilizando um questionário de avaliação direcionada.
De acordo com a professora, cada resposta irá permitir aprofundar-se mais no histórico da vida das pessoas e de seus antecedentes.
Todos os fatos importantes, de várias gerações, são revistos, bem como detalhes mínimos, desde o nascimento até a rotina da vida diária das pessoas. “Não existem exames, toques ou diagnósticos”, explicou.
A professora sugere a leitura do livro de autoria dela “Retalhos Homeopáticos” que explica em detalhes sobre a anamnese contendo centenas de perguntas que podem servir de exemplos para os homeopatas, divididas por temas.
Ela destaca que a Homeopatia prioriza a individualidade da pessoa sem estar preso a algum protocolo de anamnese. Segundo ela, se forem observados os miasmas, passa-se a equilibrar a pessoa e limpando a energia.
A professora Eliete explicou que o homeopata deve levar em consideração perguntas relacionadas ao caráter moral, intelectual, ocupação, modo de vida e costumes, relações sociais e domésticas, idade, função sexual etc.
A HOMEOBRAS é uma empresa criada pela prof. Eliete M M Fagundes para maior divulgação e implementação da homeopatia no Brasil e a nível mundial.
Desde 1985 vem pesquisando assuntos inéditos mundialmente como o uso da homeopatia nos ecossistemas em geral e começou a implantar paulatinamente, através de cursos em todo o Brasil, o emprego dos remédios homeopáticos, principalmente, na agricultura e despoluição das águas e solos.
Hoje, existem inúmeras pesquisas científicas com este tema em várias universidades brasileiras e algumas europeias. É tecnologia de ponta que tem por objetivo básico diminuir o uso indiscriminado de agrotóxicos e substâncias químicas nas plantas, solos e águas para consumo humano e nascentes em geral.