Embora os registros tenham começado a se estabilizar em muitos países, mais de 2 milhões de ocorrências ainda são computadas, em média, por dia
Os casos mundiais de Covid-19 ultrapassaram 400 milhões nesta quarta-feira (9), segundo contagem da Reuters, com a variante altamente contagiosa ômicron do coronavírus dominando o surto e deixando os sistemas de saúde de vários países perto da lotação.
A variante ômicron, que está dominando a disparada de infecções em todo o mundo, é a responsável por quase todos os novos casos relatados diariamente.
Embora os casos tenham começado a se estabilizar em muitos países, mais de 2 milhões de ocorrências ainda são registradas em média a cada dia, segundo uma análise da Reuters. As mortes aumentaram 70% nas últimas cinco semanas com base na média de sete dias.
Embora evidências preliminares de vários países tenham mostrado que a ômicron é mais leve do que as variantes anteriores, um grande volume de casos pode sobrecarregar os sistemas de saúde globalmente.
Demorou mais de um mês para que os casos de Covid atingissem 400 milhões ante 300 milhões, em comparação com cinco meses para que os casos fossem de 200 milhões para 300 milhões, de acordo com contagem da Reuters. A pandemia já matou mais de 6 milhões de pessoas em todo o mundo.
Os primeiros cinco países que relatam o maior número de casos em uma média de sete dias — Estados Unidos, França, Alemanha, Rússia e Brasil — respondem por cerca de 37% de todos os novos casos registrados no mundo, mostra análise da Reuters.
Os Estados Unidos lideram a lista de mais casos relatados a cada dia, com um milhão de novos casos no país a cada três dias. Casos e hospitalizações no país estão desacelerando em relação ao pico em janeiro deste ano, de acordo com uma análise da Reuters. Nesta última sexta-feira (4) o país ultrapassou 900.000 mortes relacionadas à Covid.
Na França, a média de sete dias de novas infecções se manteve em mais de 210.000 por dia, adicionando cerca de 1 milhão de novos casos a cada cinco dias. O total acumulado de casos confirmados de Covid na França desde o início da pandemia ultrapassou 20 milhões na quinta-feira passada.
Cerca de metade de todas as novas infecções relatadas no mundo foram de países da Europa, com 21 nações ainda no pico de sua curva de infecção. A região registrou mais de 131 milhões de casos e mais de 2 milhões de mortes relacionadas à Covid desde o início da pandemia.
Apesar de a Europa relatar 1 milhão de novos casos quase todos os dias, alguns países estão gradualmente suspendendo as restrições à medida que o surto diminui localmente. A Espanha descartou a exigência de que as pessoas usem máscaras ao ar livre, e, na segunda-feira, a Grécia começou a permitir que turistas com certificado de vacinação europeu entrem no país sem ter que apresentar um teste negativo para Covid.
A forma mais comum da variante ômicron, BA.1, foi responsável por 98,8% dos casos sequenciados submetidos ao banco de dados público de rastreamento de vírus GISAID em 25 de janeiro. Mas vários países estão relatando aumentos recentes na subvariante conhecida como BA.2, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Aproximadamente 62% da população mundial recebeu pelo menos uma dose de vacina contra Covid, enquanto apenas 11% das pessoas em países de baixa renda tomaram pelo menos uma dose, de acordo com dados do Our World in Data.
Fonte: InfoMoney