Estudo comparou o sucesso de duas técnicas para o tratamento da instabilidade traumática do ombro em jovens do sexo masculino.
A luxação de ombro decorrente de lesões esportivas tem frequência elevada e comumente requer cirurgias para o tratamento da instabilidade articular.
Mais de uma técnica cirúrgica pode ser utilizada para o tratamento dessa condição, sendo populares a execução do reparo labral e ligamentar artroscópico descrito por Bankart e a cirurgia de Latarjet, realizada com técnica aberta envolvendo a transferência do processo coracoide da escápula para a glenoide.
Métodos
Um recente estudo multicêntrico randomizado comparou o sucesso das duas técnicas para o tratamento da instabilidade traumática do ombro em jovens do sexo masculino. A amostra incluiu 122 jovens com idade média de 21 anos (com idade variando entre 16 e 25 anos) com instabilidade anteroinferior traumática do ombro. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: o grupo B (Bankart artroscópico) e o grupo L (Latarjet aberto).
Desfechos
O desfecho primário foi a recorrência da instabilidade, ou seja, luxação em um período de dois anos. As medidas secundárias incluíram apreensão clínica, nível de atividade esportiva, escala visual analógica de dor, e de escores específicos para a avaliação de instabilidade do ombro (Western Ontario Shoulder Instability Index, Oxford Shoulder Instability Score, Constant Score e Subjective Shoulder Value score), além da progressão das mudanças osteoartríticas avaliadas com o uso de radiografias e ressonância magnética.
Resultados
Dos 122 participantes incluídos no estudo, 91 estavam disponíveis para análise no seguimento de dois anos (taxa de desistência de 25%). Dez pacientes (21%) no grupo B e um paciente (2%) no grupo L apresentaram luxação secundária, p=0,006. Um paciente (9%) no grupo B e cinco pacientes (56%) no grupo L voltaram ao seu nível de esporte competitivo anterior (p=0,004) no seguimento. Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos em nenhuma das outras medidas secundárias.
Conclusão e mensagem prática
O estudo sugere que o reparo de Bankart artroscópico apresenta um risco significativo de luxações pós-operatórias a curto prazo em comparação com a cirurgia de Latarjet no tratamento da instabilidade anteroinferior traumática em jovens do sexo masculino devendo esse fator ser levado em consideração na escolha da técnica mais adequada para a abordagem cirúrgica.
– Texto publicado originalmente em PebMed